Dezasseis concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam esta quinta-feira risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet. Adicionalmente, esta quinta-feira vinte e uma regiões do país apresentam risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o IPMA.

Segundo o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos Monchique (Faro), Barrancos, Portel (Beja), Ponte de Sor, Gavião (Portalegre),Mação, Sardoal, Coruche, Abrantes, (Santarém), Vila de Rei, Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Góis, Tábua (Coimbra), Figueiró dos Vinhos (Leiria) e Sabugal (Guarda).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na quarta-feira 64 incêndios, que foram combatidos por 672 operacionais, com o apoio de 192 veículos.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando, no Algarve, de leste a partir do início da manhã e rodando gradualmente para oeste.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As regiões que estão esta quinta-feira com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o IPMA, são: Bragança, Braga, Aveiro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Sagres, Santarém, Sines, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte de nordeste, com rajadas da ordem de 60 quilómetros por hora até ao meio da manhã e a partir do final da tarde. Está também prevista pequena subida de temperatura, sendo em especial da máxima e nas regiões norte e litoral centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 14 e 27 graus Celsius, no Porto entre 11 e 23, em Bragança entre 5 e 22, em Viseu entre 8 e 21, em Coimbra entre 11 e 25, na Guarda entre 6 e 18, em Castelo Branco entre 11 e 25, em Portalegre entre 13 e 25, em Leiria entre 8 e 24, em Santarém entre 12 e 27, em Évora entre 11 e 27, em Beja entre 12 e 30 e em Faro entre 18 e 25.