816kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Insolvências

Empresas

Insolvências em crescimento há dois trimestres

As insolvências registadas no primeiro trimestre abrangeram maioritariamente negócios nos setores das indústrias transformadoras, da reparação de automóveis, construção e alojamento e restauração.
Noticiário

14h. Número de insolvências aumenta 40%

A Associação Textil e Vestuário de Portugal aponta a pandemia e a guerra na Ucrânia como causas para o aumento das insolvências nas fábricas e pede a intervenção do governo.
Aviação

TAP. Insolvência será "decisiva" para recuperação

"Aprovação do plano de insolvência", cujo resultado só pode ser confirmado em 10 dias, "pela assembleia de credores da Groundforce será passo decisivo para a recuperação da sociedade", declara a TAP.
Groundforce

Assembleia de credores aprova plano de insolvência

Votos contra foram de 35 trabalhadores, mais de 2.400 que são credores. Prevê ainda que a TAP se mantenha acionista da empresa de handling, com 49,9% do capital, numa fase inicial.
Groundforce

Groundforce rejeita despedimento coletivo

Os administradores de insolvência da Groundforce desmentem ideia de despedimento coletivo, e esclarecem que irão proceder à rescisão com aproximadamente 300 efetivos, de preferência por mútuo acordo.
Empresas

Empresas. Insolvências sobem mais de 23% em julho

Julho fechou com um total de 286 insolvências, mais do que o mês homólogo do ano passado. As constituições de empresas registadas até final de julho diminuíram de 3.711 (2022) para 3.371.
Noticiário

12h. Combustíveis mais caros a partir de hoje

Preço do gasóleo sobe até seis cêntimos por litro e a gasolina aumenta perto de um cêntimo. Ainda neste jornal, insolvências de empresas aumentam mais de 23% em julho de 2023.
Insolvências

Britalar com suspeita de insolvência culposa

Depois de quatro processos especiais de revitalização (PER), o brasileiro comprou a construtora que estava já em falência técnica e sem atividade. A 22 de maio desde ano, a Britalar acabou por falir.
Leiria

Adiado julgamento de suspeitos de insolvência 

Os três arguidos acabaram com o ativo de uma empresa, cuja atividade principal era "produção e comercialização de alimentos compostos para animais, para seu benefício e de sociedades por eles detidas.
Leiria

Gestores vão ser julgados de insolvência dolosa

Em julho de 2012, a empresa foi alvo de uma ação especial de insolvência proposta por um banco, invocando um crédito de quase 2,6 milhões de euros. Foi depois declarada insolvente em maio de 2013.
Noticiário

19h. APB. Bancos em Portugal a salvo de contágio

Presidente da Associação Portuguesa de Bancos explica que há regras mais exigentes na Europa. Por lapso, no fecho deste noticiário, diz-se que Aquário Vasco da Gama foi criado em 1998. Foi em 1898.
Tribunais

Solicitador condenado: a conta da sogra e os luxos

Francisco Duarte foi presidente da Associação de Agentes de Execução e foi agora condenado a uma pena única de sete anos por se ter apoderado de 1,3 milhões de euros de processos de execução.
Coimbra

Empresários denunciam aumento de insolvências

A Associação Empresarial da Região de Coimbra falou no "forte impacto que o galopante aumento das taxas de juro está a ter na competitividade empresarial" e defendeu que o Governo deve tomar medidas.
Justiça

Julgamento Azores Parque repetido a 2 de novembro

Tribunal da Relação de Lisboa mandou repetir em fevereiro o julgamento do caso no qual o presidente do Governo Regional dos Açores foi ilibado de insolvência culposa da antiga empresa municipal.
Resposta Pronta

Apoios a empresas. "É preciso reforma profunda"

Presidente da Associação Portuguesa de Direito da Insolvência e Recuperação, Paulo Valério, acusa Governo de "distração" em relação a empresas em risco de desaparecer. Pede "reforma" dos apoios.
Conselho de Ministros

Insolvência. Governo tenta aumentar eficiência

Decreto-lei atribui ao administrador de insolvência a responsabilidade de apresentar uma proposta de graduação e ao juiz, caso concorde, a "limitar-se" a homologar os documentos.
Insolvências

Insolvências com valor mais baixo desde 2019

As insolvências, em julho, diminuíram de 326 para 272, menos 54 que no período homólogo de 2021 (-17%). O setor dos transportes foi o único a aumentar as insolvências nos primeiros sete meses de 2022.
Energia

Energia. Setor têxtil reclama lay-off simplificado

As empresas têxteis estão a efetuar paragens temporárias devido ao aumento dos preços da energia. O setor defende a urgência do regresso do lay-off simplificado, criado para responder à pandemia.
Têxtil e Vestuário

Valérius garante nova vida à Dielmar 

A Valérius tinha apresentado a única proposta pelos ativos da Dielmar. E, assim, garantiu a aceitação por parte dos credores. Na próxima semana entra nas instalações.
Insolvências

Insolvência pessoal diminui para três anos

Além dessa redução do prazo, é também prevista a possibilidade de apreensão ou venda de bens no final da liquidação do ativo do devedor e após encerrado o processo de insolvência.
Insolvências

Insolvências de empresas caem 4,6% em 2021

As cidades de Porto e Lisboa apresentam os valores de insolvência mais elevados. Ainda assim, o registo de novas constituições, de acordo com a Iberinform, também se regista nestes dois locais.
Têxtil e Vestuário

Valérius apresentou única proposta à Dielmar

A Valérius foi a única proposta a surgir para a compra de bens da Dielmar. Propõe-se pagar 250 mil euros pela marca e ativos. Proposta ainda tem de ser aprovada em assembleia de credores.
Tribunais

Ex-administradores condenados por insolvência

A Ensinave, "sem qualquer justificação jurídica ou económica, transferiu para a conta de dois arguidos diversos montantes, ou emitiu a seu favor cheques titulando montantes que os mesmos descontaram".
Empresas

Insolvências sobem 4,2%. Criação de empresas desce

Nos primeiros nove meses deste ano as ações de insolvência subiram para 3.717, mais 150 do que no ano anterior. As constituições de empresas diminuíram de 3.720, para 3.286.
Economia

Insolvências demoradas são certidão de óbito

O regime jurídico português permite assegurar uma venda muito rápida dos ativos, mas para isso temos de conjugar uma atitude proativa e corajosa dos administradores de insolvência e dos juízes.
Castelo Branco

Há três potenciais interessados na Dielmar

A câmara de Castelo Branco afirma que há três interessados, que já estão a fazer perguntas. O presidente da Câmara quer a "situação da Dielmar seja rapidamente resolvida".
Insolvências

As "cambalhotas" da Dielmar até à insolvência

A Dielmar, que entrou agora em processo de insolvência, teve fortes ajudas do Estado e foi palco de discursos de vários governantes e chefes de Estado ao longo da última década. Não foi suficiente.
Ministério da Economia

Estado não salva Dielmar, mas ajuda trabalhadores

Pedro Siza Vieira afirma que o Estado não está disposto a continuar a investir na empresa -- que já recebeu 8 milhões de euros públicos -- mas pretende assegurar destino para os 300 trabalhadores.
Insolvências

Dielmar. Trabalhadores marcam protesto para dia 9

A empresa Dielmar, com cerca de 300 trabalhadores, pediu insolvência após 56 anos. Os trabalhadores concentrar-se-ão no dia 9 de agosto em Castelo Branco, pela salvaguarda dos seus postos de trabalho.
Insolvências

Lagarde avisa que falências “vão certamente subir"

A presidente do BCE diz ser preciso muita atenção face ao crescimento do crédito malparado na zona euro. Avisa que há trabalhadores que só vão recuperar em 2023. E acredita que as falências vão subir.
Insolvências

Governo esclarece medida sobre insolvências

O executivo afirma que o que está em causa na medida do PRR é a posição do empreiteiro, e não dos compradores da casa, face à banca. Mas especialista em insolvências estranha decisão.
Insolvências

Banca ganha direitos em insolvências na construção

PRR promete alterar primazia no caso de insolvência de promotoras imobiliárias. Governo indica que são empreiteiros, e não famílias, que ficam a perder. Especialista em insolvências estranha decisão.
Insolvências

Encerramentos e insolvências sobem 16,8% 

"Em janeiro e fevereiro deste ano, foram encerradas 3.135 empresas, valor que representa uma subida de 16,8% face ao período homólogo" revelou esta quinta-feira um barómetro da Informa D&B.
Resposta Pronta

"Coragem para se priorizar as empresas nacionais"

Relatório da Iberinform indica que, só este ano, mais de mil empresas anunciaram insolvência. Luis Miguel Ribeiro, presidente da AEP, sublinha a necessidade de reforçar apoios às empresas.
Aveiro

Quase 200 empresas abriram insolvência em Aveiro

Em 2020, 193 empresas pediram falência em Aveiro, o que representa 8,5% de todos os processos de insolvência do país. Houve 2,3 empresas abertas por cada falência, o 2ª valor mais baixo do país.
Insolvências

Recuperação empresarial em tempos de Covid-19

Esperemos que as empresas saibam aproveitar esta oportunidade e que não transformem este processo numa nova “via verde” para se “entrincheirarem”, outra vez, em processos recuperatórios de empresas.
Insolvências

Setembro regista 660 insolvências

O número de insolvências cresceu 53,5% em setembro, em termos homólogos, para 660 registos, o valor mais alto verificado este ano e no mês em análise desde 2017, divulgou a Iberinform.
Insolvências

Setor da animação noturna em "cenário dramático"

"As empresas de animação noturna, fulcrais no contexto da oferta turística nacional, encontram-se de portas fechadas, por determinação legal, há cerca de cinco meses", alertou a AHRESP.
Insolvências

Insolvências sobem em junho mas caem em cadeia

O número de insolvências atingiu 559 em junho, mais 191 que no período homólogo de 2019, mas menos 41 que em maio. Lisboa e Porto são os distritos com o maior número de insolvências.
Porto

Cervejaria Galiza encerra definitivamente

Após ter declarado insolvência a 4 de junho, a Cervejaria Galiza encerrou definitivamente esta terça-feira. Os trabalhadores não conseguiram chegar a acordo com o administrador de insolvência.
Coronavírus

CDS-PP defende "choque de tesouraria" 

Presidente do CDS-PP defende que o Governo tem de "injetar liquidez" e fazer "um choque de tesouraria" na economia para evitar ter de gastar mais dinheiro mais tarde e destruir o setor dos serviços.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos