Ainda há dias Lupita Nyong’o encantava na passadeira vermelha de Cannes com um longo vestido verde da Gucci, o qual fez esvoaçar para fotógrafo ver e — naturalmente — fotografar. Foi um dos looks que roubou a noite, mérito que não compete apenas à atriz já oscarizada (a estatueta dourada premiou a sua participação na longa-metragem 12 Anos Escravo). Mas se por detrás de um grande homem há uma grande mulher, o mesmo pode dizer-se da relação vestido-stylist?

Neste caso, a mulher que ajudou a criar o já tão cobiçado estilo de Lupita — motivo pelo qual se criou a expressão The Lupita Effect — é Micaela Erlanger que, em 2014, foi catapultada para um terceiro lugar na lista anual da Hollywood Reporter, a qual consagra as stylists mais poderosas (como quem diz, influentes) de Hollywood. Este ano, a renovação do ranking empurrou-a para o 13º lugar, deixando o pódio do top 5 para outros nomes que pode não conhecer — e caso esteja curiosa/o, a afamada Rachel Zoe ficou em 14º.

Quem são, então, as cinco stylists que dominam o estilo no mundo das celebridades? 

1. Petra Flannery

Quem não se lembra do jumpsuit da Lanvin que Emma Stone levou para a 72º edição dos Globos de Ouro? A escolha foi muito comentada e esteve no centro de todas as atenções. A culpada foi a stylist que ocupa o primeiro lugar da lista em questão. Os looks que lhe competem arranjam sempre maneira de dominar as listas que, horas depois de um evento digno da atenção da fashion police, invadem a Internet. E é isso que a faz ser requisitada por Emma Stone, Amy Adams, Zoe Saldana e Gwen Stefani.

Petra Flannery gosta de correr riscos na passadeira vermelha. No entanto, e apesar de se distanciar de um estilo mais clássico, os looks que proporciona não deixam de ser elegantes e com um elemento surpresa, escreve a Hollywood Reporter. A stylist esteve sempre presente no universo da moda: antes do cargo de (bem) vestir as celebridades, foi agente da Elite Model. Aparentemente, Flannery sabe o que faz.

3 fotos

2. Leslie Fremar

Julianne MooreReese Witherspoon têm muito que agradecer a Leslie Fremar, stylist que tem em Nova Iorque a sede de trabalho. O momento de Moore nos Óscares de 2015 foi daqueles casos raros que continuará a ser falado por muito tempo. Não só porque, em fevereiro último, a atriz subiu ao palco para receber a estatueta dourada de melhor atriz (pelo seu papel em O meu nome é Alice), mas também porque o seu vestido, com o cunho de Karl Lagerfeld, levou 987 horas a ficar concluído. “O vestido que Karl desenhou é uma obra de arte — um vestido icónico para um momento incrível”, chegou a dizer Frema, citada pela Hollywood Reporter. E no currículo que já se quer longo, encontra-se esta particularidade: Fremar foi assistente de Anna Wintour, editora da Vogue norte-americana, durante três anos.  

6 fotos

3. Karla Welch & Kemal Harris

“Algumas das melhores coisas no mundo da moda vêm aos pares”, escreve o site The Coveteur e com razão. O duo canadiano em questão é responsável pelo estilo de personalidades como Zooey Deschanel, Hailee Steinfeld, Amy Poehler, Olivia Wilde e… Justin Biber. Mas viremos o foco para uma só cliente, Felicity Jones, a britânica que foi nomeada ao Óscar de melhor atriz pela sua performance em A Teoria de Tudo. Apesar de ser novata na passadeira vermelha, Jones parece acertar em todos os looks com que é vista, com a revista Elle a dizer que raramente faz escolhas erradas — mérito de Karla Welch & Kemal Harris, pois claro. A estrela habituou-nos a visuais elegantes, com o contributo de marcas como Dior e Alexander McQueen.

3 fotos

4. Kate Young 

Foi ela que marcou o regresso da it girl Sienna Miller. Depois de alguns anos longe dos holofotes da fama, a atriz britânica, estrela de American Sniper, fez-se ver num Miu Miu decotado nos Globos de Ouro deste ano. Mas Young também encontrou e definiu o estilo da atriz que ascendeu à fama global em As 50 Sombras de GreyDakota Johnson. Como se isso não bastasse, tem em Natalie Portman e Michelle Williams outras das suas clientes.

2 fotos

5. Ilaria Urbinati

Nem só de vestidos longos, esvoaçantes e fotográficos se ocupam as stylists. É o caso de Ilaria Urbinati, que tem como cliente o ator norte-americano Bradley Cooper, o qual levou um elegante fato da marca italiana Salvatore Ferragamo para a edição de 2015 dos Óscares. Também James Marsden, estrela da saga cinematográfica X-Men, já ficou a ganhar com o sentido estético de Ilaria Urbinati — o nome dela pode ser difícil de pronunciar (e até de escrever), mas o mesmo não se pode dizer dos seus outros clientes. Além de Cooper e de Marsden, contam-se Shailene Woodley, Nina Dobrev, Ben Affleck e Chris Evans.

1 fotos