Portugal foi o segundo país que mais subiu no ranking dos países mais competitivos do mundo em 2015. Entre os 61 classificados, Portugal está este ano em 36.º lugar da lista. Subiu 7 posições em relação a 2014 (ano em que ocupou o 43.º lugar), e foi apenas ultrapassado por Itália que passou do 46.º lugar em 2014 para 38.º, subindo 8 posições.

De 2013 para 2014, Portugal também verificou uma subida no ranking. Em 2013, o país encontrava-se no 46.º lugar, o que significa que em dois anos, subiu 10 posições. Este ano, Portugal está à frente de países como Espanha (37.º), Itália (38.º), Rússia (45.º), Grécia (50.º), África do Sul (53.º) e Brasil (56.º).

A liderar a tabela estão os Estados Unidos, e em 2.º e 3.º lugar encontram-se Hong Kong e Singapura. Na cauda da lista está a Argentina (59.º), a Ucrânia (60.º) e a Venezuela, que é o país com a pior posição, em 61.º lugar.

O ranking dos países mais competitivos do mundo ( World Competitiveness Yearbook 2015) foi divulgado esta semana. É elaborado todos os anos pelo Institute for Management Development (IMD).

Os critérios avaliados para elaborar este ranking agrupam-se em quatro grandes categorias, que englobam no total, 20 sub-categorias. A primeira é a da performance económica, que considera a economia doméstica, o comércio internacional, o investimento estrangeiro, a taxa de emprego e os níveis de preços. A segunda categoria é a da eficiência do Governo e engloba fatores como as finanças públicas, a política fiscal, as instituições, a legislação relativa a negócios e a estrutura social. A terceira categoria é a da eficiência das empresas e dos negócios e considera a produtividade, o mercado de trabalho, o mercado financeiro, as práticas de gestão e as atitudes e valores nos negócios. Finalmente, a quarta categoria é a das infraestruturas que engloba as infraestruturas básicas, as infraestruturas tecnológicas, as infraestruturas científicas, a saúde e ambiente, e a educação.

Se avaliarmos a posição de Portugal em cada uma das quatro categorias em relação a 2014, é possível verificar que o país teve uma tendência ascendente em todas. Em termos de performance económica, Portugal subiu 9 posições, na categoria de eficiência do Governo subiu 14, na eficiência das empresas e dos negócios subiu 4 lugares e na categoria de infraestruturas subiu 3 posições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR