É o homem da semana. Joseph Blatter foi reconduzido ao cargo de presidente da FIFA esta sexta-feira, depois da desistência do príncipe Ali, seu único adversário, na segunda volta das eleições. Após 17 anos, este será o quinto mandato de Blatter à frente da organização. A sua reeleição aconteceu no contexto de uma investigação desencadeada nos EUA esta semana, que levou à detenção de vários atuais e ex-dirigentes da FIFA sob suspeita de corrupção. Dono de uma personalidade controversa, já foi acusado inclusive pelo jogador Luís Figo de ter uma reação “confrangedora e cínica” perante as acusações.

Para além do que esteve na capa dos jornais esta semana, o espanhol El País fez uma lista de cinco curiosidades bastante pessoais sobre Blatter, que o vão surpreender.

1) Gosta de moda feminina

Segundo o jornal Daily Star citado pela publicação espanhola, Blatter foi presidente da World Society of Friends of Suspenders em 1971. A organização era formada por um grupo de 120 homens de 16 países, que expressavam a sua desaprovação pela substituição das cintas de liga pelas meias de ligas modernas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2) Diz que já conversou com a sua falecida mãe

De acordo com o jornal suíço NZZ, referenciado pelo El País, todas as vezes que retorna à sua cidade natal Visp, na Suíça, vai visitar o túmulo da sua mãe. Na entrevista à publicação, diz que já foi contactado por ela, que insistiu para que se unissem “no outro lado”. Blatter teria respondido que “estava bem aqui” e que “ainda não era ainda o momento”. O dirigente define-se como um homem “simples e devoto”.

3) Faz parte da Ordem de Cavaleiros da Malásia

Ao longo da sua carreira, já recebeu diversos prémios e reconhecimentos pelo seu trabalho na internacionalização do futebol e em diversas iniciativas humanitárias promovidas pela FIFA. Alguns exemplos são a Ordem de Cavaleiros do Sultanato de Pahang na Malásia, Ordem Ouissam Alaouite em Marrocos e a Ordem de Mérito do Yemen.

4) Gosta de velocidade

De acordo com o El País, Blatter já se envolveu num acidente de carro em 2009 na Suíça, quando conduzia um Mercedes SL 63 AMG, um veículo que tem um valor de mercado aproximado de 145 mil euros. O acidente aconteceu na saída de um túnel contra um modelo VW Golf, que circulava na sua frente. Ninguém terminou ferido.

5) O seu pai não deixou que fosse um jogador profissional

Blatter já chegou a dizer numa entrevista à CNN que era um avançado “ágil” e “habilidoso” e que a equipa de futebol suíça Lausanne Sports quis contratá-lo para o seu plantel. E o que o impediu de seguir a carreira no desporto? O pai. O presidente da FIFA confessou que a sua família o desencorajou dizendo que ele jamais ganharia dinheiro com o futebol.