Os distritos de Évora, Setúbal, Beja e Portalegre estão esta quarta-feira sob aviso amarelo devido ao aumento da temperatura máxima, com persistência de valores elevados, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

As temperaturas, segundo a previsão do IPMA, podem chegar aos 38 graus Celsius em Beja, 36 em Évora, 35 em Portalegre e Castelo Branco, 34 em Santarém, 32 em Lisboa, Bragança e Vila Real.

Devido ao aumento da temperatura máxima o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos mais a sul de Portugal continental, uma medida que irá vigorar entre as 9h00 de quarta-feira e as 18h00 de quinta-feira.

A partir das 00h00 desta quarta-feira e até às 06h00 de sexta-feira o distrito de Faro irá estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com a previsão de ondas de sueste na costa sueste com dois metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para esta quarta-feira, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao fim da manhã. A partir da tarde, aumento de nebulosidade nas regiões Norte e Centro, em especial no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento fraco tende a soprar moderado de leste no Algarve, e de noroeste durante a tarde no litoral oeste a sul do Cabo Mondego.

Em declarações à agência Lusa, o meteorologista Ricardo Tavares, explicou que, esta quarta-feira a temperatura máxima irá subir em especial no interior do Alentejo, com máximas acima dos 35 graus.

Porto e Viana do Castelo vão oscilar entre os 10 e os 24 de máxima, enquanto em Braga estão previstos 31, 30 em Viseu, 29 em Coimbra, 24 em Leiria, e a sul de Portugal continental 31 em Faro e 27 em Sagres.

Treze regiões com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

Treze regiões do continente, o Porto Santo e o Funchal (Madeira) apresentam esta quarta-feira risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Aveiro, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real estão esta quarta-feira com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O IPMA adianta que o Funchal e o Porto Santo, na Madeira apresentam igualmente risco alto de exposição, enquanto a Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, nos Açores, apresentam risco alto de exposição.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar, assim como evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, caso o nível exceda os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo.