Parece uma porta de saída aberta: esta manhã, dois jornais elencam a lista de queixas que o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, terá do treinador que levou o clube de regresso aos títulos – com a conquista esta semana da Taça de Portugal.

As queixas de Bruno de Carvalho começaram já antes da pré-época, segundo escreve o Correio da Manhã.

Irritação número 1: a desobediência do treinador ao não usar o defesa argentino Marcos Rojo, contrariando uma indicação explícita da SAD do Sporting. O passe do ex-jogador do Sporting, que estava à venda, era detido por uma empresa que não queria que ele jogasse um amigável; essa empresa era representada por um amigo do… empresário de Marco Silva. Bruno de Carvalho, segundo a notícia, vê aqui uma ligação direta. Para apimentar: Já depois disso, o treinador também afirmou que não tinha presenciado a tentativa de agressão de Rojo a Bruno de Carvalho, quando alguns responsáveis do clube alegam que estava presente.

Irritação número 2: A contratação de Ewerton, em janeiro, terá causado novo problema. Segundo o Correio da Manhã, Marco Silva contratou o jogador brasileiro apesar de saber que este não iria jogar em breve, devido a uma lesão. Mais tarde terá dito a Bruno de Carvalho que “não se responsabilizava pela contratação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Irritação número três: os mais novos. A direção queria que o treinador usasse os mais novos jogadores da casa. Mas só Tobias Figueiredo foi usado com frequência. Ao que conta o CM, o presidente pediu depois contas ao treinador sobre a justificação que este deu sobre os penáltis provocados pelo central: Marco falou da juventude, o presidente não gostou.

Irritação número 4. Slimani, o argelino que foi o melhor marcador do clube, teve um problema com Bruno de Carvalho – queria sair do clube e recusou-se a jogar. Marco Silva, numa conferência de imprensa, disse nada saber. Acabou por ficar no clube – e marcar na final da Taça.

A lista de objeções de Bruno de Carvalho contra Marco Silva prolonga-se no Record desta manhã, pela muito falada reunião no Natal, onde o Presidente pediu contas pelos maus resultados. E pela alegada recusa do técnico em reunir com o presidente hoje e amanhã, por estar numa ação de formação para treinadores, em Fátima. A tudo isto, junta-se outra queixa: Bruno de Carvalho acha que o Marco Silva quer mesmo sair do clube. Avaliando por tudo o que vem escrito nos jornais do dia, o desfecho parece quase certo: a saída do treinador.

Entretanto, na Luz, as negociações também estão num impasse: Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira ainda não têm acordo para a continuidade do técnico. A Bola diz esta manhã que Jesus pode não aceitar a proposta do clube – e que o Sporting espera uma decisão final para tentar contratar o treinador.

Num e noutro caso, as cenas dos próximos capítulos são esperadas nos próximos dias.