Todos já sabemos que há alimentos que engordam. Os doces, por exemplo. Os molhos, claro está. Aquele pão quente com manteiga. E os enchidos. E tantas coisas que nos abrem o apetite só de falarmos nelas. Para quem já está de água na boca, é bom lembrar que há sempre um outro lado da história. E, neste caso, são boas notícias. O El País elencou sete alimentos ou pratos que não engordam e saciam a fome. Mesmo comendo toneladas.

pickles-2

Coma pepino em vinagre, principalmente a seguir a duras horas de exercício físico. É o conselho da nutricionista Keri Glassman no ensaio que publicou numa revista sobre nutrição. Ideal para perder peso, é um facto — até porque se trata de um legume –, não é no entanto a melhor ideia para aqueles que não podem consumir sal. Também pode comer, sem peso na consciência, beringela ou cebola desta forma.

salmao02

São seis da tarde, mas a fome bateu à porta pronta a sentar-se à mesa como se fossem oito e meia da noite. Ou então chegou a casa perto da meia noite e não faz sentido ir comer o frango frito que guardou do almoço. Então opte por este prato, que não tem tantos hidratos de carbono como os que devemos comer ao pequeno-almoço e ao almoço, mas é rico em proteínas. É o que explica a nutricionista e dietista Graciela Moreira.

tomates

Cem destes tomates de pequenas dimensões têm apenas 18 calorias. No estômago geram a mesma sensação que comer o maior chocolate das máquinas de compra rápida, mas com uma quantidade incomparável menor de açúcar. Ainda por cima, dá para juntar o útil ao agradável: o tomate cherry tem vitamina C e ajuda a prevenir o aparecimento de cancro.

maca_crocante

Nas embalagens chamam este produto maçã liofilizada, mas não é mais do que laminar a fruta como se fossem batatas fritas e deixá-la secar ao ponto de ficar crocante. Sabem ao mesmo que maçãs frescas e têm igual número de calorias. E como têm muito magnésio, ajudam na concentração e na memória.

cenoura

Olhe bem para este petisco: corte as cenouras em rodelas, regue-as com sumo de limão e polvilhe com canela. Este prato tem um elevado teor em água, sendo muito hidratante por isso. E depois é uma mistura que sacia aquela vontade de comer “qualquer coisa” enquanto vê televisão, diz a coach nutricional Blanca Galofré.

algas

Estranho para uns, a descoberta alimentar do século para os amantes de comidas muito saudáveis: são poucas calorias que graças ao sabor mais forte a mar saciam o apetite. Têm muito cálcio e magnésio, grandes quantidades de iodo boas para o metabolismo e fibras. Além disso, se forem cozinhadas em azeite, previnem a disfunção erétil.

cha_gelado

Estão 35 graus lá fora e não se aguenta o sol abrasador. Faça chá, junte-lhe edulcorantes, diga “não” ao açúcar e adicione ainda muito gelo. Um senão: como tem muita cafeína não deve beber mais do que sete copos por dia, alerta Isabel Artero.