A Coligação Democrática Unitária (CDU) divulgou os primeiros candidatos às legislativas de 2015. Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, vai ser o cabeça de lista da coligação por Lisboa e Francisco Lopes, antigo candidato presidencial, apoiado pelo partido em 2011, deputado e membro da comissão política dos comunistas, volta a ser o número um na lista da CDU de Setúbal.

Ao todo são sete os cabeças de lista anunciados esta quarta-feira pela coligação PCP-PEV. Aníbal Pires, deputado regional e coordenador da direção regional dos Açores do PCP, será candidato da CDU pelo círculo dos Açores, enquanto a psicóloga e deputada Carla Cruz concorre pelo círculo de Braga.

Pelo círculo de Portalegre vai concorrer Manuela Cunha, animadora cultural e membro do Partido Ecologista “Os Verdes”. Já no círculo da Europa, a coligação candidata Teresa Soares, professora, e no círculo Fora da Europa a escolha é Helena Cunha, historiadora.

Entre os primeiros candidatos às legislativas divulgados pela CDU não consta ainda o nome de João Oliveira, líder parlamentar do PCP. Nas últimas eleições, o comunista foi eleito pelo círculo eleitoral de Évora. Em 2011, a CDU obteve 7,9% dos votos e elegeu 16 deputados à Assembleia da República.