Se faz questão de sair à rua nos próximos dias para comer umas sardinhas, prepare-se para levar um casaco impermeável e um chapéu de chuva. É que avizinha-se um fim de semana chuvoso, principalmente no norte e centro do país.

De acordo com Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português da Meteorologia e do Mar, a descida da temperatura vai fazer arrepiar os portugueses, embora a sul o tempo possa dar mais tréguas. A trovoada também vai marcar presença.

Durante sábado e domingo, o Porto não vai passar dos 18ºC. No centro, Lisboa vai estar apenas um grau mais quente. Faro consegue chegar aos 21ºC, mas não é a cidade com a temperatura mais alta de Portugal Continental: essa é Beja, com uns 22ºC que contrastam com os 14ºC da Guarda.

Nas ilhas, a chuva também não dá tréguas, mas as temperaturas são mais simpáticas: na Madeira, os termómetros sobem aos 21ºC, enquanto os Açores podem marcar 23ºC.

A meteorologista explicou que esta é uma situação normal para a época em que estamos: “Esta transição da primavera para o verão pode ser marcada por alguma instabilidade”. Mas não se precipite: a segunda-feira de novo um tempo mais ameno.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR