O filme “Cavalo Dinheiro”, do realizador português Pedro Costa, venceu o Prémio Especial do Júri do Festival de Cinema Internacional de Madrid, que encerrou no sábado com uma homenagem a Manoel de Oliveira.

O documentário “Belluscone, uma história siciliana”, do cineasta italiano Franco Maresco, venceu a Secção Oficial da competição, anunciou a organização.

A homenagem ao realizador Manoel de Oliveira, que morreu a 02 de abril, aos 106 anos, foi feita com a exibição de “Visita ou memórias e confissões” e “O velho do Restelo”.

O Festival de Cinema Internacional de Madrid (Filmadrid), em Espanha, realizou-se pela primeira vez em 2015 e visa, segundo a organização, “mostrar o melhor cinema independente, de autor” e propiciar “a cultura cinéfila dos madrilenos”.

O filme “Cavalo Dinheiro” já tinha sido distinguido no Festival do Recife, no Brasil, com os prémios de Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Fotografia e da Crítica, no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, com o Leopardo de Melhor Realizador, no Festival de Cinema de Múrcia, com o prémio de melhor longa-metragem. Venceu também a competição internacional do 8.º Festival de Cinema de Vanguarda, que decorreu na capital grega, em novembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR