786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Quatro aberturas e um aumento. Câmara de Lisboa discute novos hotéis

Este artigo tem mais de 5 anos

Dois no Chiado, dois próximos do Marquês de Pombal, um a meio caminho entre a Sé e Alfama. Esta quarta é dia de a câmara aprovar novos hotéis para Lisboa.

O Chiado, no centro da cidade, é um dos locais mais procurados pelos turistas e para onde há dois projetos a ser avaliados pelos vereadores
i

O Chiado, no centro da cidade, é um dos locais mais procurados pelos turistas e para onde há dois projetos a ser avaliados pelos vereadores

PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images

O Chiado, no centro da cidade, é um dos locais mais procurados pelos turistas e para onde há dois projetos a ser avaliados pelos vereadores

PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images

A Câmara Municipal de Lisboa vai aprovar esta quarta-feira a criação de quatro novos hotéis e a ampliação de um. Dois dos empreendimentos situam-se no Chiado, outros dois nas imediações do Marquês de Pombal e um quinto em Alfama. Levadas a discussão pelo executivo socialista, as propostas vão contar com o apoio do vereador do CDS, pelo menos.

O espaço que vai ser ampliado é o Bairro Alto Hotel, situado no Largo Camões, no coração do Chiado. A unidade hoteleira pretende expandir as instalações até ao Largo do Barão de Quintela, ficando assim todo o quarteirão que separa as duas praças dedicado ao alojamento de turistas, como o Observador explicou esta segunda-feira. Atualmente, o hotel tem 55 quartos e a proposta discutida esta quarta prevê a criação de mais 32, bem como de espaços comerciais, salas polivalentes e de congressos, bares, um restaurante, um ginásio e um spa.

Para o Chiado está ainda prevista a criação de um hotel de cinco estrelas, na Rua António Maria Cardoso, fronteiro ao edifício que, em tempos, foi a sede da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), e que é hoje em dia um condomínio de luxo. Este novo hotel, a ser instalado num prédio que vai sofrer obras de ampliação, ficará a poucas dezenas de metros do Teatro Municipal São Luiz e a pouco mais do Largo do Chiado.

A outra proposta relativa a um bairro histórico da capital é a que contempla “a obra de alteração e ampliação para um estabelecimento hoteleiro de 5 estrelas” na Rua de Santiago, situada entre a Sé, o Castelo e o Largo das Portas do Sol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já para a freguesia de Santo António há duas propostas agendadas: uma para um hotel de quatro estrelas de grandes dimensões na Avenida Duque de Loulé e outra para a criação de um “empreendimento turístico” na Rua Duque de Palmela, ambas próximas do Marquês de Pombal.

Na Duque de Loulé, a ideia é fazer “construção/reconstrução com manutenção de fachada” entre os números 112 a 122 e 124 a 126 daquela artéria, como se pode ler na proposta. O edifício, que se encontra devoluto e a necessitar de grandes obras de remodelação, ocupa uma grande parte de um quarteirão da avenida, tendo ainda frentes para as ruas Eça de Queiroz e Camilo Castelo Branco.

Do outro lado da Avenida da Liberdade fica a Rua Duque de Palmela, para onde a câmara vai aprovar a criação de um empreendimento turístico. Será, pelo menos, o terceiro naquela rua, e é o único que não tem o número de estrelas já definido na proposta. Os vereadores vão discutir a ampliação do edifício situado no número 20 da artéria que liga a Alexandre Herculano e a Braamcamp.

“Temos de pensar em quem cá vive”

Todas estas intenções serão levadas à reunião de câmara de quarta-feira pelo vereador do Urbanismo Manuel Salgado, que é aliás um dos vereadores do executivo socialista que mais propostas vai apresentar. João Gonçalves Pereira, vereador do CDS, garantiu ao Observador que tenciona votar favoravelmente a criação destas novas unidades hoteleiras, numa altura em que o turismo em Lisboa está debaixo de grande atenção mediática. Muitos moradores e comerciantes queixam-se de que há demasiados turistas na capital, além de criticarem a câmara por permitir o surgimento de dezenas de novos hotéis.

“Temos de encarar este boom turístico com alguma naturalidade”, diz João Gonçalves Pereira, que lembra que “cada hotel que é construído é investimento” para a cidade. “Evidentemente, se queremos ser competitivos, temos de ter as infraestruturas”, afirma o centrista, para quem “o turismo é algo que deve ser acarinhado” pelos lisboetas. Ainda assim, o vereador prefere falar de outras vertentes da cidade que ainda estão mal. Como “os buracos e as crateras que continuam a aparecer” por Lisboa, por exemplo.

Argumentando que a resolução deste e de outros problemas têm tanta importância para a atração turística como a abertura de hotéis, o vereador critica o executivo de Fernando Medina por haver “falta de visão, planeamento e estratégia” nesta questão. “Temos de pensar sempre em quem cá vive”, defende.

O vereador recorda as cheias provocadas pela chuva intensa em outubro e novembro de 2014 e o facto de, ainda hoje, estarem por fazer obras que evitem situações semelhantes no futuro. Segundo Gonçalves Pereira, isto acontece porque não há “vontade política” nem “visão integrada da cidade”.

O PCP não quis adiantar ao Observador quais seriam as posições dos vereadores comunistas relativamente a este assunto, remetendo mais esclarecimentos para quarta-feira. Já o vereador do PSD, António Prôa, mostrou-se incontactável.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora