Dois jovens empresários madeirenses estão a apostar numa nova oferta turística no Funchal, a ‘bicicool’, uma bicicleta coletiva de 18 lugares que permite aos visitantes conhecerem a baixa da cidade, fazendo exercício físico enquanto saboreiam bebidas regionais.

“É um projeto inovador na Madeira”, disse à agência Lusa Vítor Melim, que com Mário Ulisses, está a impulsionar este projeto, que consiste na utilização de uma bicicleta coletiva, com capacidade para 18 passageiros, com seis metros de comprimento, 2,80 metros de altura e 1,90 de largura.

O empresário adianta que o veículo “foi encomendado e mandado fazer em Espanha” e representou um investimento de 15 mil euros.

“É uma bicicleta coletiva, está homologada para 18 passageiros e um condutor, que oferece uma visita guiada pela baixa do Funchal, passando em alguns pontos de interesse para os turistas”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vítor Melim explicou que começou já a fase de testes, para que, “dentro de um mês”, esteja a percorrer a avenida do Mar [marginal do Funchal].

O empresário adiantou que o percurso da bicicleta partirá da zona do porto do Funchal, passará pela parte sul da avenida do Mar e pelo mercado da cidade, regressando pela faixa norte da marginal, num percurso que durará cerca de uma hora.

Durante o percurso, os turistas são informados sobre diversos pontos de interesse por onde passam.

“O próprio cliente é que pedala e conjuga o passeio turístico com o exercício físico”, destacou o empresário, adiantando que haverá também a oferta de produtos regionais, estando já decidido que a empresa vai começar pelas bebidas, como a cerveja, sumos ou Vinho Madeira.

Vítor Melim sublinhou que neste “‘bike tour’, o turista vê a baixa do Funchal num percurso mais confortável, pois pode apreciar melhor aquela zona da cidade, em vez de estar integrado num conjunto de 20 bicicletas, pode desfrutar da bebida e tem o guia mais perto de si”, indicando que estão previstos circuitos nos idiomas inglês, alemão, russo e francês.

Segundo o empresário, ainda decorrem negociações e parcerias com empresas regionais e o projeto já tem as necessárias licenças de animação turística e seguros para funcionar.

“Estamos neste momento só a acertar detalhes com a Câmara Municipal do Funchal, até porque a bicicleta tem uma dimensão considerável e tem de ficar estacionada em cima do passeio”, realçou.

Ainda com a primeira bicicleta coletiva a dar as primeiras pedaladas, Vítor Melim e o sócio apontam já para o futuro, com um segundo veículo, que poderá ser usada em eventos fora do concelho do Funchal, inclusive na ilha do Porto Santo.