O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã, vento fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro, durante a tarde.

Está também previsto neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior norte e centro, e da máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 15 e 29 graus Celsius, no Porto entre 15 e 22, em Vila Real entre 14 e 29, em Bragança entre 14 e 31, em Viseu entre 14 e 28, na Guarda entre 15 e 28, em Castelo Branco entre 16 e 33, em Portalegre entre 17 e 33, em Coimbra entre 15 e 27, em Évora entre 13 e 34, em Beja entre 14 e 35, em Faro entre 17 e 28 e em Santarém entre 13 e 31.

Todas as regiões do país, com exceção de Ponta Delgada (Açores), apresentam esta quinta-feira risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Existem também treze concelhos em risco muito elevado de incêndio

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o IPMA, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Horta, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores estão esta quinta-feira com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Apenas a cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, apresenta esta quinta-feira risco moderado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

Treze concelhos em risco muito elevado de incêndio

Treze concelhos dos distritos de Santarém, Faro, Castelo Branco, Coimbra e Leiria apresentam esta quinta-feira risco muito elevado de incêndio, segundo informação disponível na página do IPMA na Internet.

Em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Monchique e Portimão (Faro), Sardoal e Mação (Santarém), Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Castelo Branco (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Góis e Oliveira da Hospital (Coimbra), Castanheira de Pera e Pedrógão Grande (Leiria).

O IPMA colocou também em risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Setúbal, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Vila Real e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou na quarta-feira 64 incêndios que foram combatidos por 822 operacionais, com o apoio de 221 veículos.