Uma mulher de 18 anos e a sua filha bebé sobreviveram milagrosamente a 5 dias na selva colombiana, alimentando-se apenas de água de coco, após um acidente de avião.
Marie Nelly Murillo, a mãe sobrevivente, e a sua filha de um ano, Yudier, foram resgatadas por um piloto colombiano e por vários voluntários, esta quinta-feira. Os esforços do resgate começaram imediatamente após o avião ter sido dado como desaparecido, de acordo com uma declaração da Força Aérea Colombiana.

Força Aérea Colombiana
“É um milagre. Para além do acidente ser catastrófico, aquela zona da selva colombiana é muito perigosa”, disse à BBC Hector Carrascal, piloto da Força Aérea colombiana, acreditando que a sobrevivência da bebé se deveu à força protetora da mãe.
De acordo com a Associated Press, Marie vagueou pela selva, segurando sua filha, durante 5 dias. Após tentativas falhadas de caça, Murillo decidiu alimentar-se apenas com água de coco. O coco é altamente nutritivo, rico em ferro, sódio, cálcio, magnésio, fósforo, fibra e vitaminas C, E, B1, B3, B5 e B6. Apenas 100 ml de água de coco tem 154 calorias, 1.4g proteína, 15g gordura e 3.4g hidratos de carbono. O coco também contém gordura com ácido láurico, que é convertido no corpo em monolaurato de glicerol, um potente antiviral e antibateriano.
Marie sofreu ferimentos ligeiros e queimaduras leves, mas Yudier saiu ilesa do acidente, segundo Carrasca. Mãe e filha foram prontamente levadas de helicóptero para o hospital em Quibdo, na Colômbia. O piloto do pequeno avião, um Cessna 303, morreu na sequência do acidente. O avião de Murillo ia para Quibdo e transportava peixe, que rapidamente apodreceu, e cocos. De momento, não se sabe a razão por que seguiam mãe e filha no avião, nem a relação que Murillo e o piloto falecido mantinham.
“Uma coisa é dizer ao telefone a nossa aventura, outra é vivê-la”, disse Renteria, um dos responsáveis pelo resgate, que classifica o sucesso da operação como um milagre divino.