Dark Mode 109kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Interior 2.0: "Vamos discutir os problemas e potencial do interior?"

Assista aqui, em direto, ao debate "Interior 2.0", onde se discutem ideias e estratégias para o interior do país. Decorre em Bragança, no auditório do Núcleo Empresarial da Região de Bragança.

i

O último workshop da iniciativa Interior 2.0 decorreu em Vila Real, no final de abril. O tema era "Estratégia e Aplicações dos Fundos Comunitários nas Regiões de Baixa Densidade".

Interior 2.0

O último workshop da iniciativa Interior 2.0 decorreu em Vila Real, no final de abril. O tema era "Estratégia e Aplicações dos Fundos Comunitários nas Regiões de Baixa Densidade".

Interior 2.0

“Vamos discutir os problemas e potencial do interior?” É a própria organização do evento Interior 2.0 a colocar a questão. Com o principal objetivo de “repensar estratégias para o interior” do país, a equipa responsável já realizou, até ao momento, oito debates sobre oito temas diferentes e em sítios como Alfândega da Fé, Vila Flor, Mirandela, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Vimioso e, mais recentemente, em Vila Real.

A iniciativa está prestes a terminar, mas não sem antes se realizar o debate final, um evento que agregará “pessoas de todo o país” para refletirem “sobre os problemas, potencialidades e soluções do interior”. Como? Juntado a “população, tecido empresarial e forças políticas, agora de forma mais generalista, agregando todos os temas debatidos ao longo dos workshops” e pensando-os “de forma estratégica e integrada”. Acontece já esta segunda-feira, 29 de junho, no auditório NERBA — em Bragança — e o Observador acompanhará a conferência, com transmissão em direto nesta mesma página:

Serão duas dezenas de oradores a participar nesta “iniciativa aberta e apartidária para, coletivamente, explorar o futuro dos territórios de baixa densidade”. E será disso mesmo que se irá falar: com temas de abordagem voltados para o desenvolvimento das diferentes zonas do interior, a conferência contará com painéis onde se abordará os eixos críticos de desenvolvimento local, os desafios e as oportunidades de “comunicar territórios”, como começar e fazer crescer um negócio em territórios de baixa densidade e, por fim, como é ser autarca desses mesmos territórios. Consulte a página da iniciativa para informações detalhadas dos oradores convidados, ou veja o programa do evento.

Programa do Evento

10h00 Intervenção de abertura com a participação de um representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e, também, com Hernâni Dias (presidente da CM de Bragança), Eduardo Malhão (presidente do Núcleo Empresarial da Região de Bragança) e Ricardo Sousa (CEO da ColorElephant).

11h00 Atuação do Octeto de Cordas da Escola Profissional de Arte de Mirandela.

11h15 Intervenção de Ricardo Malheiro, investigador do Instituto Politécnico de Bragança.

11h45 Intervenção de Jorge Pelicano, realizador dos documentários Pare, Escute, OlheAinda Há Pastores.

12h15 Painel “Eixos Críticos de Desenvolvimento Local”, moderado por Ricardo Sousa e com a participação de Ricardo Malheiro, Carlos Cadavez (diretor do Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro) e António Meneres Manso (ex-administrador do CAICA).

14h30 Painel “Comunicar Territórios: Desafios e Oportunidades”, moderado por Paulo Afonso (dietor da rádio Brigantia) e com a participação de Ryan Opaz (do blogue “Catavino”), Celeste Pereira (da “Greengrape”) e Cátia Barreira (da revista “Raízes”).

15h30 Painel “Começar e Crescer em Territórios de Baixa Densidade”, moderado por Frederico Lucas (do programa “Novos Povoadores”) e com a participação de Alberto Fernandes (da “Bísaro”), Anabela Costa (do “Bairro do Casal”), Bárbara Fráguas (da “Tomelo e CLEO”) e Joaquim Moreira (da “Acushla”).

17h00 Painel “Ser Autarca em Territórios de Baixa Densidade”, com a participação de Jorge Fidalgo (presidente da CM de Vimioso) e Hernâni Dias (presidente da CM de Bragança).

17h45 Entrega de prémios do “Concurso de Ideias Interior 2.0”.

18h15 Cerimónia de Encerramento.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.