Como é que se faz o olho esfumado perfeito ou se disfarça aquela borbulha que apareceu no meio da cara? Há mais de 123 milhões de pessoas que recorrem ao YouTube de forma regular para ficarem a par dos melhores truques e das últimas novidades de beleza, vendo vídeos de profissionais e amadores que partilham segredos, técnicas surpreendentes e até um bocadinho das suas vidas.

Atualmente, segundo um estudo da Pixability, empresa que trabalha com publicidade no YouTube, há mais de 180 mil canais de usuários que se dedicam à beleza, ou seja, maquilhagem, cabelos ou cuidados de pele. Mas como navegar entre tantos e escolher os melhores? O Observador escolheu sete — clique no nome para saber mais sobre cada um destes youtubers.

Tudo depende do que cada um pretende, mas deixamos-lhe algumas sugestões como Charlotte Tilbury, a maquilhadora de Kate Moss e de muitas top models que desfilam na Semana da Moda em Londres, ou as dicas do maquilhador Wayne Goss, que duram cerca de três minutos. Para quem quer aprender a contornar a cara como Kim Kardashian, há Carli Bybel, que jura a pés juntos que não fez nenhuma plástica ao nariz e que o segredo está em misturar os tons certos de iluminador e bronzeador.

Sobre peles sensíveis, oleosas e com rosácea, Casey Holmes propõe algumas rotinas que lhe permitem uma cara perfeita em HD. Já se falarmos sobre pincéis, não há nada que pare as irmãs Nic e Sam, que se aliaram a uma marca conhecida para lançar uma gama de pincéis que tomou o mundo do YouTube de assalto. Para não ficar confuso nas perfumarias ou supermercados, o melhor é espreitar o canal de Clio Zammatteo, que dá pontuações aos produtos. Em português, há as sugestões da maquilhadora Inês Mocho, que recria os looks das estrelas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Atenção que alguns destes vídeos são patrocinados, já que os milhões de subscritores destes canais fazem com que as marcas lhes enviem produtos para testar e até os patrocinem, mas, na descrição do vídeo, os autores são obrigados a dizer se estão ou não a ser patrocinados.

youtuber-charlottes

Charlotte Tilbury dispensa apresentações. Há duas décadas dita as tendências de maquilhagem das passerelles de criadores como Tom Ford ou Stella McCartney e as suas clientes habituais incluem Kate Moss, Jennifer Lopez, Penelope Cruz e Rihanna.

No seu canal, Charlotte utiliza maioritariamente produtos da sua própria gama de cosméticos, o que pode limitar um pouco a variedade de produtos. No entanto, as técnicas estão todas lá.

youtuber-goss

Sim, Wayne Goss experimenta todas as técnicas de maquilhagem que dá a conhecer aos seus subscritores nele próprio. Grande parte das suas dicas têm bem mais de um milhão de visualizações — o vídeo em que ensina a contornar como Kim Kardashian tem quase 10 milhões de visualizações — e têm títulos chamativos, que não deixam os mais curiosos sobre o mundo da beleza indiferentes.

Goss é um dos youtubers mais críticos em relação a maquilhagem pesada e apologista de um aspeto natural.

youtuber-carli

“Para todos que se estão a questionar, não, não fiz uma plástica ao nariz”, é uma frase recorrente de Carli Bybel, levando mesmo a jovem de New Jersey a colocar-se de perfil no seu canal para mostrar que encurtar o nariz é possível através de ilusões de ótica criadas através de maquilhagem.

Tendências como lábios mais preenchidos ou como alongar ou encurtar as feições são outros truques na manga desta youtuber.

youtuber-casey (1)

O antes e depois mostrado nos vídeos de Casey Holmes prova como, através da maquilhagem, é possível criar uma tez perfeita. A jovem, que vive no estado da Georgia, nos EUA, sofre de pele oleosa e tem também rosácea, fazendo com que experimente vários produtos para combater os problemas de pele.

O resultado final é normalmente uma cara pronta a ser filmada em HD, com algum “southern charm”.

youtuber-pixiwoo

Nic e Sam são irmãs e as duas maquilhadoras profissionais. Têm um canal no YouTube desde 2008 mas, depois de muitos tutoriais, criaram uma gama de pincéis com a marca Real Techniques, considerados como uma boa opção para principiantes e com distribuição internacional, o que as catapultou para a fama mundial. Têm uma academia de maquilhagem e viajam um pouco por todo o mundo para dar formação.

Nic e Sam vão alternando nos tutoriais e de vez em quando fazem alguns vídeos em conjunto.

youtuber-italiana

Clio Zammatteo é uma italiana que se dedica à beleza e tem um canal em que dá pontuação aos mais variados produtos de maquilhagem. A vantagem para os subscritores portugueses é que as marcas que Clio apresenta se encontram facilmente em Portugal e a pontuação de 0 a 10, com os prós e contras de cada produto, facilita a escolha a quem não tem um orçamento ilimitado para gastar em maquilhagem.

Ao mesmo tempo, aprende-se italiano e conhecem-se novos produtos.

youtuber-ines

Inês Mocho é uma maquilhadora profissional portuguesa que aposta no YouTube, para além de aparecer também em alguns canais de televisão. Conhece e indica as últimas novidades, assim como partilha dicas essenciais como aprender a colar pestanas postiças ou verificar a data de validade dos seus produtos de maquilhagem. Moda e cuidados de pele também são uma constante neste canal em português.