O YouTube já existe há dez anos e tem mais de mil milhões de utilizadores. Provavelmente, também você tem conta na plataforma. Mas será que sabe tudo sobre ela? Conheça esta lista com dez curiosidades sobre o site para onde carregamos mais de 300 horas de vídeo por minuto.
1 — A música Gangnam Style, do cantor sul-coreano Psy, é o vídeo mais visto de todos os tempos. E ainda recebe um milhão de visualizações por dia.
2 — O YouTube suporta 76 idiomas diferentes.
3 — O vídeo Me at the zoo foi o primeiro a ser publicado na plataforma. Mas o segundo foi My Snowboarding Skillz.
4 — Metade das visualizações no YouTube, em todo o mundo, são através de um dispositivo móvel.
5 — O gato mais popular do YouTube é o Nyan Cat [original].
6 — Em média, os criadores obtêm mais visualizações de estrangeiros do que de pessoas do seu país de origem.
7 — Utilizadores em todo o mundo têm feito RickRoll* uns aos outros, num total de mais de 70 milhões de vezes.
8 — Os países com maior audiência per capita são os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita.
9 — O vídeo que não é uma música e com mais visualizações da plataforma é Charlie bit my finger – again!
10 — O vídeo Friday, da cantora Rebecca Black, é visto quase três vezes mais às sextas-feiras.
( * RickRoll é uma partida que se popularizou no YouTube. Acontece quando o utilizador pensa que vai ver um determinado vídeo, mas subitamente o vídeo dá lugar à música Never Gonna Give You Up, de Rick Astley.)
O YouTube celebrou uma década a 14 de fevereiro de 2015. Para comemorar a data, a plataforma publicou um vídeo que compila os vídeos mais populares de toda a plataforma. Lançamos o desafio: reconhece algum?
Novos modelos de subscrição
Ao Observador, Vicky Campetella, responsável de comunicação da Google em Portugal e Espanha — empresa que detém a plataforma YouTube — revelou que há a intenção de “continuar a investir em parceiros”. “Temos programas de promoção de parceiros em alguns mercados como EUA, Brasil, Inglaterra e Japão e trabalhamos com eles para, de alguma forma, dar visibilidade para o público em geral”, garante.
Mas há ainda outra aposta nos horizontes da Google: “o YouTube nasceu como uma plataforma gratuita. Estamos a mudar, explorando e experimentando novos formatos no modelo de subscrição.” Tanto na área “da música ou do conteúdo em geral”. No entanto, Vicky Campetella, garante que se trata de um formato de parceria “sem publicidade”. E serão os parceiros e criadores de conteúdo a “escolherem o modelo que querem usar”.
Em Portugal, este novo tipo de parceria ainda não saiu do papel, ao contrário de alguns países nos quais já estão a ser feitos testes. A responsável garante que o “modelo tem funcionado”, mas que ainda estão “a recolher feedback dos criadores [de conteúdo]”.
(Editado por Diogo Queiroz de Andrade)