O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, inaugura hoje um investimento de dois milhões de euros do grupo Ennerpellets em Pedrógão Grande e visita também neste concelho do norte de distrito de Leiria uma unidade de cuidados continuados, recentemente aberta.
O chefe do Governo preside igualmente à sessão solene do dia deste município liderado pelo independente eleito pelo PSD Valdemar Alves, às 10:00, e, durante a tarde, inaugura às 16:00, na Sertã, distrito de Castelo Branco, o SerQ — Centro de Inovação e Competências da Floresta.
O grupo Enerpellets inaugura hoje às 11:10 a sua terceira unidade produtiva no distrito de Leiria, a InBark Solutions, SA, uma obra de dois milhões de euros para tratamento e processamento da casca do pinheiro.
O investimento, que marca a entrada do grupo num novo mercado, permite a criação de dez postos de trabalho diretos e 30 indiretos, revelou à agência Lusa fonte da empresa.
O grupo possui mais uma unidade em Pedrógão Grande e outra em Alcobaça, com uma capacidade de produção anual efetiva de cerca de 250.000 toneladas de peletes.
A unidade de Pedrógão Grande, “na maior mancha florestal de Portugal, o que garante a proximidade à matéria-prima”, começou a produção em janeiro de 2009. Já a de Alcobaça foi inaugurada em setembro de 2012, lê-se no sítio na Internet do grupo.
Em março deste ano, o grupo Enerpellets, com um volume de negócios global de cerca de 30 milhões de euros, anunciou a construção de uma fábrica de produção de peletes nos Estados Unidos, investimento de 55 milhões de euros e que vai criar 72 postos de trabalho diretos.