Dark Mode 171kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Di María. O jogador que mais dinheiro movimentou em transferências no futebol

Começou a jogar futebol na Argentina, onde nasceu. Aos 27 anos, Di María destrona Zlatan Ibrahimovic e ganha o título do jogador a movimentar mais dinheiro nas transferências de futebol.

i

A primeira transferência de Di María, ainda da Argentina, valeu-lhe 26 bolas por estrear. Aos 27 anos, já totalizou 179 milhões de euros

Getty Images

A primeira transferência de Di María, ainda da Argentina, valeu-lhe 26 bolas por estrear. Aos 27 anos, já totalizou 179 milhões de euros

Getty Images

Cento e setenta e nove milhões de euros. Repetimos: 179 milhões de euros. Não é de admirar que Di Maria, 27 anos, se desmanche em elogios de cada vez que aterra num novo clube. Ele acaba de arrecadar um novo recorde na história do futebol: ao assinar pelo Paris Saint-Germain (PSG) por quatro épocas, tornou-se no jogador que mais dinheiro movimentou em transferências de clubes – sim, os tais 179 milhões de euros.

“É uma alegria estar aqui. Estou a cumprir um sonho”, “Queria jogar nesta equipa desde pequeno”, “Estou muito contente por fazer parte deste grupo”. As declarações têm-lhe saído da boca fora de cada vez que muda de clube: Benfica, Real Madrid, Manchester United e, agora, PSG. Pois foi ao ao aterrar no clube francês, que Di Maria tirou o título a Zlatan Ibrahimovic que liderava as movimentações de dinheiro em transferências, com 169 milhões.

Aliás, mesmo não estando na categoria de “melhor do mundo”, o jogador argentino seduziu os clubes mais ricos da Europa. De acordo com uma auditoria da Deloitte, Real Madrid, Manchester United e PSG, ocupam o primeiro, segundo e quinto lugares na lista de clubes de futebol mais ricos do mundo. Os seus representantes, Eugenio López, na Argentina, e Jorge Mendes para a Europa, têm mesmo de saber lidar com dinheiro.

Era um miúdo quando começou a jogar à bola, numa equipa do seu bairro, Torito, na Argentina. Dali, em troca de 26 bolas por estrear, saltou para o Rosário Central onde fez duas temporadas, ainda com 17 anos. É em 2007 que vem para Portugal: o Benfica paga 8 milhões de euros pelo miúdo e Luís Filipe Vieira diria então: “É o substituto do Simão”.

Ficou em Portugal três temporadas e apesar de, na prática, as estatísticas não terem sido assim tão favoráveis (15 golos e 26 assistências em 123 jogos), não terão faltado olheiros em cima do argentino. Tanto que saltou para o Real Madrid de José Mourinho e de Cristiano Ronaldo. Quanto é que o Real pagou? 33 milhões de euros.

dimaria_grafico02

Na primeira temporada em Espanha, apesar de só ter marcado nove golos, torna-se no melhor assistente da equipa ao confirmar 20 passes para golo. Nas duas temporadas seguintes os resultados não foram muito diferentes: sete e nove golos; 16 e 11 assistências, respetivamente. Mas, com Ancelotti, concretizou das melhores temporadas no Real Madrid.

De Espanha apanha um avião para Inglaterra. O Manchester United desembolsa o pagamento mais caro de sempre do clube: 75 milhões de euros. No campo britânico as estatísticas também não são estonteantes: 4 golos, 11 assistências em 32 jogos.

Agora segue para o PSG que paga aos ingleses 63 milhões. Ele, por sua vez, ganhará 10 milhões ao ano pelas próximas quatro temporadas.

No total, 179 milhões de euros movimentados na economia milionária do futebol. Eugenio López e Jorge Mendes têm mesmo de saber gerir fortunas.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.