Quase uma centena de incêndios deflagraram em Portugal nas primeiras oito horas deste domingo, informa o site da Autoridade Nacional da Proteção Civil. Até às 08:20, o órgão registava 10 fogos em curso. Segundo a página da Proteção Civil, desde as 00:00 de hoje ocorreram 97 incêndios rurais, em zonas de floresta ou mato.

As situações que mais meios humanos mobilizavam após as 08:00 eram os incêndios de Vila Nova de Cerveira e o de Terras de Bouro.

O fogo florestal em Vila Nova da Cerveira, que começou há quase 24 horas, encontra-se a ser combatido por 157 operacionais, apoiados por 48 viaturas e dois aviões pesados.

O incêndio em Vilar do Monte, Terras de Bouro, que já lavra desde sexta-feira de manhã, ocupava 224 operacionais, dos quais 163 bombeiros, auxiliados por 52 viaturas e um helicóptero.

No concelho de Caldas da Rainha, distrito de Leiria, um incêndio deflagrado na tarde de sábado foi dominado esta madrugada, embora se mantivessem no terreno mais de uma centena e meia de efetivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, combatiam as chamas, em zona de mato, 62 operacionais, apoiados por 15 viaturas.

Dois outros incêndios deflagraram esta madrugada. Um fogo ativo desde as 00:05 em Loulé, distrito de Faro, mobilizava cinco horas depois, meia centena de operacionais e 15 meios; enquanto um outro, que teve início às 01:49, no concelho de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, contava com 75 operacionais no terreno, apoiados por 19 viaturas, segundo dados da ANPC.

Seca

A temperatura em Portugal Continental vai chegar hoje perto dos 40 graus de máxima por causa de uma massa de ar quente e seco, alertou no sábado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA prevê que as temperaturas máximas oscilem hoje entre os 30 e os 40 graus, com as máximas mais elevadas a serem antecipadas para Lisboa, Setúbal, Santarém e interior do Alentejo.

A razão de ser deste aumento da temperatura no continente é uma massa de ar quente e seco, proveniente do interior da Península Ibérica e do Norte de África durante o dia de hoje e segunda-feira.