Inês Rochinha tem 22 anos e não esconde o entusiasmo de cada vez que recebe uma beauty box no correio. Há quem as compare a um presente de um amigo secreto que vem sempre cuidadosamente embrulhado. E a verdade é que não passam disso mesmo. “São caixas recheadas de cosméticos de beleza que permitem experimentar novos produtos sem gastar muito dinheiro”, explica a youtuber em entrevista ao Observador.
O serviço consiste numa subscrição mensal que, por um valor fixo, foi pensada para quem gosta de descobrir novos artigos de maquilhagem, cuidado de pele e até de cabelo sem sair de casa. Mas qual é o lado apelativo das beauty boxes? “O fator surpresa”, responde Inês. “Todos os meses parece natal e nunca sabemos o que vai estar lá dentro.”
Cada caixa tem cerca de 3 a 5 produtos em tamanho normal ou em tamanho de amostra que normalmente excedem o valor inicial da box. “Para além da poupança, os produtos são quase sempre importados e temos acesso a marcas que não existem no mercado português”, conta. Algo que só é possível porque as empresas fazem encomendas aos parceiros em volumes de grandes quantidades de forma a gerar lucro.
Atualmente existem várias marcas nacionais que adotaram este conceito nascido, em 2010, nos EUA. A Birchbox foi a pioneira, com um serviço de subscrição que coloca a experimentação em primeiro lugar sem investir num produto em específico. No entanto, existem várias marcas portuguesas com caixas de entrega ao domicílio para todos os gostos e necessidades.
Conheça as três beauty boxes de empresas nacionais que já são um sucesso em Portugal:
ITBOX
A ITBOX é a mais recente tendência no mundo da beleza e maquilhagem criada pela mão da maquilhadora profissional Inês Mocho. A primeira edição, lançada a 22 de junho de 2015, tinha cerca de 100 unidades que esgotaram em menos de duas horas. Já a edição do mês de julho, com um total de 250 unidades, esgotou em pouco mais de uma hora.
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O preço total dos produtos da edição de junho equivalem a cerca de 60€ em comparação aos 24,9€ mensais da ITBOX. © Hugo Amaral/Observador
O serviço funciona de forma simples: ao subscrever a box todos os meses recebe-se uma caixa composta por quatro a cinco produtos de maquilhagem, cuidados do rosto e corpo, que variam entre o travel e o full size. Custa 24,90€ por mês. A subscrição não obriga a um período mínimo de fidelização e, por isso, pode ser cancelada a qualquer hora.
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A ITBOX de julho tem um valor de mercado de 45,59€ e traz um batom, hidratante autobronzeador, píncel, paleta de sombras, laca e amostras de chá.
© Hugo Amaral/Observador
Segundo Roberto Gomes, do departamento de marketing da ITBOX, a edição de agosto rondará as 500 unidades e vai focar-se em produtos específicos de recuperação do verão. “Todas as nossas edições são temáticas e, no futuro, vamos ter edições especiais com cosméticos exclusivos de uma única marca”, explica.
Skinbox
Já a Skinbox dedica-se às rotinas de beleza com produtos de cuidado de pele e até de cabelos. “Este é um serviço personalizado de experimentação e aconselhamento com cerca de cinco produtos miniatura por 12,95€ por mês”, afirma o responsável de marketing Luís Figueiredo. Neste caso, não é obrigatório comprar a Skinbox todos os meses e pode encomendar-se até ao final do mês anterior.
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Cada box ainda inclui mini-produtos de oferta para reduzir o risco de comprar um produto que não é adequado para si. © Hugo Amaral/Observador
Depois de se registar no site e responder a um questionário sobre o perfil, a cliente vai receber produtos especialmente selecionados por uma skin expert para o seu tipo de pele. Em cada caixa poderá encontrar marcas como a Avène, Caudalie, Lierac e Uriage, sempre adequados ao seu perfil.
Beauty4AllBag
A Beauty4AllBag não envia amostras mas apenas produtos de maquilhagem, cuidados da pele, cabelo, unhas e perfumes em tamanho normal. “A primeira edição da Beauty4All Bag foi lançada a 31 de maio de 2014 porque não havia nenhuma beauty box só com produtos full size“, explicam as criadoras.
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A parceira da 5ª edição especial da Beauty4AllBag é a marca de maquilhagem Astor.
© Hugo Amaral/Observador
Cada edição custa 19€ e a equipa dá sempre indicação de quais as marcas presentes em cada bag. Existem ainda edições especiais, temáticas e subscrições trimestrais, semestrais e anuais. Para terem acesso aos produtos, a empresa entra em contacto com as marcas e estabelece parcerias. No futuro, pretendem expandir a nível europeu com preços mais acessíveis.
Texto editado por Tiago Pais.