O Twitter vai passar a competir com as principais aplicações de troca de mensagens. A rede social anunciou, no blogue oficial, que removeu a limitação de 140 caracteres no seu serviço de mensagens diretas.
De acordo com Sachin Agarwal, gestor de produtos da empresa, trata-se de “mais um grande passo no sentido de tornar o lado privado do Twitter ainda melhor e mais divertido”. Isto porque a medida faz parte dum conjunto de alterações que estão a ser feitas neste serviço específico desde abril. Uma delas, por exemplo, passou pela criação de uma opção que permite que duas contas troquem mensagens diretas, ainda que não se sigam mutuamente.
Ao deixar cair esta limitação, a rede social entra também na corrida das aplicações de conversa através da internet, concorrendo contra outros serviços como o Messenger, WhatsApp, Viber, Hangouts e Skype. O projeto acaba por ser ambicioso: segundo o jornal espanhol El País, só o WhatsApp e o Messenger — ambos detidos pelo Facebook — reúnem 1.700 milhões de utilizadores ativos, contra os 316 milhões do Twitter.
A mudança vai beneficiar especialmente as empresas que usam o serviço de mensagens como canal de comunicação com os clientes, adianta o mesmo jornal. As companhias aéreas foram pioneiras na exploração da funcionalidade, trocando mensagens diretas com os clientes sempre que surjam queixas na rede social — tais como, por exemplo, perda de bagagem ou atrasos. No entanto, nos últimos tempos, outras companhias acabaram por adotar a ideia.
O Twitter tem tentado expandir-se por outros setores para além da plataforma de microblogging. Em março, a empresa lançou o Periscope, uma aplicação móvel de transmissão de vídeo em direto. Esta semana, a equipa responsável anunciou que a ferramenta ultrapassou os 10 milhões de utilizadores. Sabe-se, no entanto, que a empresa está já a trabalhar noutro projeto que permitirá explorar tweets relacionados com eventos ao vivo, sob o nome temporário “Project Lightning”.