O colombiano Esteban Chaves (Orica-GreenEDGE) assumiu hoje a liderança da Volta a Espanha em bicicleta, ao vencer a segunda etapa, que terminou em Caminito del Rey, com um segundo de vantagem sobre o holandês Tom Dumoulin (Giant-Alpecin).

Chaves concluiu os 158,7 quilómetros, desde Alhaurín de la Torre, em 3:57.25 horas, deixando Doumoulin a um segundo e o francês Nicolas Roche (Sky) a nove, numa etapa em que o português José Gonçalves (Caja Rural) venceu o prémio combatividade.

O italiano Vincenzo Nibali (Astana), vencedor da Vuelta em 2010, cerca de 1.30 minutos, depois de ter sido afetado por uma queda coletiva, a 33 quilómetros da meta, onde os principais favoritos chegaram bastante próximos, com o espanhol Joaquim Rodríguez (Katusha) e o colombiano Nairo Quintana (Movistar) a chegarem 26 segundos depois de Chavez, mas antes do britânico Chris Froome (Sky), a 30, e do espanhol Alejandro Valverde, a 31.

André Cardoso (Cannondale-Garmin) foi o primeiro português a cruzar a meta da segunda etapa, 54 segundos depois do vencedor, alcançando o 19.º posto, à frente de Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) e Ricardo Vilela (Caja Rural), que foram 32.º e 35.º, a 1.46 e 1.58 minutos, respetivamente.

Na segunda-feira, o pelotão da corrida espanhola vai enfrentar os 158,4 quilómetros da terceira etapa, entre Mijas e Málaga, numa viagem com duas contagens de montanha, uma de primeira e outra de terceira categoria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR