Talvez o nome batalha de Alcântara não lhe diga muito, e talvez nem saiba que Portugal perdeu a última batalha simbólica pela independência no dia 25 de agosto de 1580, há precisamente 435 anos. Ou tão pouco que a derradeira tentativa de resistir aos Filipes se disputou em Alcântara, hoje bem no centro de Lisboa, então uma zona rural ainda longe dos limites da cidade, um vale cavado onde corria uma ribeira que constituiu o último obstáculo natural à progressão do exército espanhol.

Mas se em Portugal muitos poucos saberão identificar esta batalha, o jornal espanhol ABC está hoje a assinalar a data com pompa e circunstância, simulando mesmo na edição online uma transmissão “em direto” (entre aspas) dos momentos-chave desse dia seco e quente em que os espanhóis derrotaram os portugueses.

Este foi o último ato da resistência, no Continente, dos que não aceitavam que D. Sebastião tivesse como sucessor aquele que, na altura, era o monarca mais poderoso da Europa, Filipe II. A sua derrota em Alcântara abriu assim caminho aos espanhóis e à dinastia que ficou conhecida como Filipina. Em termos simbólicos, foi a batalha desesperada que viria a determinar o futuro de Portugal durante os 60 anos seguintes.

A verdade é que, nesse dia, a resistência lusa não foi muita, já que o pequeno – e improvisado – conjunto de cerca de sete mil homens portugueses, na sua maioria camponeses organizados à pressa por D. António, Prior do Crato, não teria quaisquer possibilidades de vencer os Tercios que integravam o numeroso e treinado exército do duque de Alba, um dos mais experientes generais espanhóis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os tercio espanhóis eram, na época, uma das forças militares mais poderosas da Europa

Os Tercios espanhóis eram, na época, uma das forças militares mais poderosas da Europa

A batalha em Alcântara, que na altura não era mais do que um arrabalde da capital portuguesa, não terá durado mais de meia hora, tendo os portugueses sido derrotados com facilidade, mas foi o bastante para permitir que o exército espanhol, que já tinha vencido em Setúbal e que chegava a Lisboa vindo de Cascais, prosseguisse o seu caminho pela capital lusa a dentro.

Certo é que Portugal estava sem coroa e com um problema de sucessão desde a batalha de Alcácer Quibir e já era certo que Filipe II, o rei de Leão e Castela (Filipe I em Portugal), seria declarado rei de Portugal.

A transmissão “em direto” da batalha de Alcântara feita pelo jornal espanhol está aqui. No Twitter, alguns espectadores mais atentos acompanharam a etiqueta do ABC #HistoriaenVivoABC (História ao vivo ABC) e deixaram alguns comentários mais ou menos nacionalistas.