353kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Nuvem "misteriosa" avistada na Costa Rica

Este artigo tem mais de 5 anos

Uma nuvem "misteriosa", chamada por alguns como "a nuvem do fim dos tempos", foi avistada na passada terça-feira, em várias cidades da Costa Rica. A explicação para o bizarro fenómeno é meteorológica.

i

Captura de ecrã do Instagram

Captura de ecrã do Instagram

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Foi avistado nos céus de várias cidades da Costa Rica, na tarde da passada terça-feira, um estranho fenómeno, que deixou as populações locais intrigadas e receosas.

O fenómeno em causa, que surgiu nos céus do país e foi apelidado pela população como “a nuvem do fim dos tempos”, era uma nuvem multicolor e iridescente (um termo utilizado para a reflexão das cores do arco-íris em superfícies específicas da Terra).

A confirmação foi dada ao ABC News por especialistas, que descrevem o fenómeno denominado “nuvem iridiscente” como um fenómeno meteorológico extremamente raro. A luminosidade colorida é causada pelo facto da luz do sol ser refretada, na nuvem, por pequenas gotas de água e cristais de gelo, afirma ao jornal o meteorologista Eladio Solano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas, termos técnicos à parte, o surgimento da bizarra nuvem – que, por coincidência, “apareceu” no dia de celebração da independência do país – deixou os habitantes perplexos, que “invadiram” as redes sociais com fotos e vídeos do fenómeno.

#ElcieloExtraño #escazuCostaRica

Uma foto publicada por MarceloCh (@morales2chelo_) a

O fenómeno foi visto nas cidades de San Jose, Parrita, Pavas, Escazu e Hatillo, entre outras zonas do país. Joey Petit, um dos populares que avistou o fenómeno em Escazu, contou ao ABC News que a sua família estava maravilhada: “Não fazíamos ideia do que era, e nunca tínhamos vista uma coisa assim”.

Outro dos residentes em Escazu, Jessie Montealegre, conta no vídeo que publicou no Youtube que o fenómeno se assemelhava, para si, a um “sinal de Deus”.

IlluOminous perturbations. #escazu #sanjose #costarica

Uma foto publicada por @kevinotway a

Embora comentários destes se tivessem rapidamente espalhado entre populares – comentários que atribuíam o fenómeno não apenas a Deus, mas também a extra-terrestres e a OVNIs -, a explicação não é sobrenatural, mas científica.

A página está a demorar muito tempo.