O Facebook quer ir para lá das nuvens. Ou seja, quer lançar o seu primeiro satélite. O objetivo? Fornecer acesso à internet nas partes remotas de África.

Mark Zuckerberg já anunciou, através de uma publicação na sua rede social, que espera lançar o satélite já em 2016. Entre outras coisas Zuckerberg afirma que este projeto serve para “fornecer internet a partir do espaço” e que vai “conetar o mundo.”

O projeto, que está a ser executado em parceria com a operador de satélite francesa Eutelast, conta a BBC, já está a ser alvo de várias críticas em alguns países. Na Índia, por exemplo, o mundo empresarial afirma que os planos dão ao Facebook, e aos seus parceiros, uma vantagem injusta no mercado de desenvolvimento da internet.

Na mesma publicação, Zuckerberg revela ainda que “no último ano o Facebook tem explorado vias para utilizar aeronaves e satélites para espalhar o acesso da internet às comunidades.”

Já a Eutelsat, e citada pelo canal britânico, explicou, através de um comunicado, que a empresa e o Facebook “vão implementar serviços de internet para aliviar a demanda de conetividade de muitos utilizadores em África.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR