A Caixa Económica do Montepio Geral concluiu um acordo com a Minor Group Hotel que permitirá viabilizar o investimento superior a 50 milhões de euros que foi realizado pela cadeia hoteleira tailandesa em Portugal, ao abrigo do plano de revitalização dos Hotéis Tivoli.

Os credores tinham aprovado o plano de recuperação da empresa que pertencia ao Grupo Espírito Santo (GES), e que envolvia a venda ao Minor Group. No entanto, o Montepio, um dos credores da holding acionista da Tivoli Hotéis, ameaçava impugnar o processo de recuperação. 

O comunicado divulgado esta segunda-feira não revela detalhes sobre o acordo, nem se o banco recuperou uma parte do crédito original de 60 milhões de euros que reclamava junto da holding da Hotéis Tivoli. O valor em dívida tinha sido reduzido — uma vez que o Minor Group já tinha pago parte do montante reconhecido no PER (Plano Especial de Revitalização) aos credores da Tivoli — e foram agora acordadas condições para o reembolso faseado de uma parcela do que ainda era reclamado. 

O Montepio assinala que esta decisão contribui para a manutenção da marca de hotelaria e ajuda a salvaguardar cerca de 1000 postos de trabalho. Segundo o presidente executivo, José Morgado, citado no comunicado, “este acordo insere-se num quadro de parceria comercial entre as duas partes a médio prazo mas é também uma relevante contribuição social mediante a defesa do emprego e do setor do Turismo em Portugal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR