“A minha teoria pessoal é que José [filho de Jacob] construiu as pirâmides para armazenar grão”. Esta afirmação é de Ben Carson, candidato republicano à Casa Branca, apesar de os arqueólogos terem demonstrado que as pirâmides do Egito foram construídas como túmulos, a última morada dos faraós. 

A frase faz parte de um discurso que Ben Carson fez em 1998, na Andrews University. Na passada quarta-feira, o antigo neurocirurgião e atual candidato republicano, reafirmou essa sua teoria a propósito da comemoração do 93.º aniversário da descoberta do túmulo de Tutankhamun, notícia a Forbes

Ben Carson argumenta que José, filho de Jacob “salvou o mundo inteiro com o seu pensamento grandioso”, através da construção das reservas de grão. O The Washington Post sugere que, com esta teoria, Ben Carson se estaria a referir a uma passagem da Bíblia onde está escrito que “José armazenou grão em grande abundância como a areia do mar, até que deixou de o contar, porque estava além da quantificação”, tendo alimentado o Egito e o resto do mundo nos sete anos de fome que se seguiram. 

A afirmação do candidato republicano faz parte de um discurso mais abrangente, em que Carson expressa dúvidas em relação à ciência em geral, à Teoria do Big Bang e à evolução das espécies. “Tenho muitos debates, penso que lhe chamam discussões, com os chamados cientistas que pensam que eu não devia acreditar em Deus porque existe evidência científica da forma como a vida evoluiu”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carson recorda que durante uma discussão com um físico que falava da Teoria do Big Bang, e de como o sistema solar é tão organizado, perguntou como é se conciliava essa organização com leis da termodinâmica, especialmente a da entropia. Segundo a lei da entropia, os sistemas têm tendência a mover-se em direção à desordem. “Claro que ele não conseguiu responder a isso”, comentou Ben Carson, tendo também afirmado que “é uma incrível quantidade de organização [a do sistema solar] para se ter originado apenas de uma grande explosão”.

Ainda assim, o The Washington Post coloca a possibilidade de ter sido “a estranha mistura de conhecimento cirúrgico com o ceticismo científico que colocou Carson no topo das sondagens no [Estado] Iowa”.

A mesma publicação recorda que esta não é a única controvérsia em que o candidato se envolveu. Entre as suas tiradas mais polémicas estão aquela em que disse que a evolução das espécies é uma ideia encorajada pelo Diabo, que o plano Obamacare foi a pior coisa que aconteceu ao país depois da escravidão, ou que a homossexualidade é uma escolha.