Afinal o champanhe não é um bom aliado apenas para a celebração de festas ou aniversários. E se lhe dissermos que ele pode mesmo ser bom para a saúde? O champanhe raramente faz parte do dia-a-dia da maioria das pessoas por ser considerado apenas digno de ocasiões especiais, contudo, pode ser um bom medicamento se consumido em conta, peso e medida. O Telegraph enumerou cinco boas razões para beber mais champanhe, a bebida acessória que deve deixar de o ser.
Melhora a memória
O Telegraph explica que cientistas da Universidade de Reading fizeram uma experiência com ratos para averiguar o efeito do champanhe nos níveis de concentração e memória. Foi dado champanhe a um grupo de animais durante seis semanas e, em seguida, foi-lhes pedido que completassem um labirinto, concluindo que sem champanhe a taxa de sucesso atingiu os 50%, sendo que depois do champanhe os níveis aumentaram para 70%.
“A pesquisa é emocionante porque ilustra pela primeira vez que o consumo moderado de champanhe pode influenciar o funcionamento cognitivo, como a memória” disse um dos investigadores, Jeremy Spencer, que considera que a ingestão de três copos de champanhe por semana pode ajudar a retardar o aparecimento de doenças degenerativas cerebrais, como a demência.
Mesmo assim, falta um passo final para comprovar a teoria: fazer o teste em humanos e Spencer revelou já ter muitos candidatos dispostos a participar e testar os efeitos da bebida.
Faz bem ao coração
Todos já ouvimos falar dos benefícios de beber um copo de vinho tinto à refeição, mas agora o champanhe também parece querer entrar na corrida. Um outro estudo descobriu que o champanhe contém elevados níveis de antioxidantes (encontrados nas uvas vermelhas, mas em menor quantidades nas brancas), que podem ajudar a reduzir a pressão arterial e a prevenir problemas cardíacos.
“Descobrimos que um par de copos por dia pode ter um efeito benéfico sobre as paredes dos vasos sanguíneos, o que sugere que o champanhe tem potencial para reduzir derrames e doenças cardíacas”, disse Jeremy Spencer.
Ficar “alegre” rapidamente
Não é que ficar embriagado traga um grande benefício para a saúde. No entanto, como o efeito da bebida é rápido, o seu humor pode melhorar muito e rapidamente. Os investigadores acreditam que este até pode ser um benefício, não físico, mas sobretudo mental.
Mas por que é que o champanhe tem este efeito rápido? A explicação está nas bolhas. A Universidade de Oxford realizou uma experiência com vários participantes e descobriu que os níveis de álcool no sangue, para aqueles que beberam champanhe, aumentaram mais rapidamente 20 minutos depois, em comparação àquelas que beberam vinho.
A efervescência da bebida entra na corrente sanguínea de uma forma mais rápida, mas apesar disso o efeito não é duradouro, já que 45 minutos depois vai sentir-se tal e qual como se tivesse bebido apenas um copo de vinho.
Melhora a pele
Este pode ser um produto de desintoxicação caro, mas que pode valer a pena pela sua eficácia.
“O champanhe desintoxica a pele através da ação dos antioxidantes e o ácido tartárico ajuda a manter equilíbrio do tom da pele”, revelou a dermatologista Marina Peredo. “Para aqueles com pele oleosa, as propriedades antibacterianas também podem ajudar”, acrescentou.
Tem menos calorias do que o vinho
Se está em dieta ou à procura da ingestão de menos calorias, o champanhe pode ser a escolha mais favorável em relação ao vinho ou à cerveja. Um pequeno copo de champanhe pode ter entre 80 a 100 calorias, menos de que um copo de 175 ml de vinho – sendo certamente mais saudável que a cerveja.
Por tudo isto, já sabe, vale a pena abrir uma garrafa de champanhe para comemorar… a sua saúde.