Sabe aquelas pessoas que, mal passam por si, parece que acabaram de sair de uma banheira de rosas? Aquelas que, à distância, já sabemos que aí vêm e, a qualquer hora do dia, cheiram sempre maravilhosamente? Bem, não gastam necessariamente litros de perfume por dia. Há mesmo uma fórmula para isto. E é graças a estas pessoas que a indústria da perfumaria continua a render cerca de 30 mil milhões por ano (dados da Mintel, uma agência mundial que faz pesquisas de mercado) — todos nós queremos ser cheirar bem todo o dia. Mas garantir que um perfume aplicado de manhã dure até à noite já é outra história. Há algumas dicas simples que podem fazer com que seja você a fazer virar cabeças à sua passagem. A qualquer hora do dia.

Escolher os ingredientes certos

Quando for comprar um perfume, não escolha pela marca mas sim pelos ingredientes. As notas cítricas e florais são mais intensas que as amadeiradas, mas não duram muito tempo. Se quer um perfume que lhe dure um bom par de horas, procure, nas embalagens, palavras como “spicy”, “wood” ou “oriental” — são as notas que duram mais na pele. 

Hidratar as zonas onde se aplica perfume

As fragrâncias duram muito mais na pele hidratada porque vai reter o cheiro por mais tempo. O truque passa por aplicar uma camada de loção hidratante sem cheiro (para não entrar em conflito) nas zonas onde se vai borrifar porque vai ajudar a “prender” o aroma do perfume na pele. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aplicar o perfume logo após o banho

A maioria das pessoas borrifa o perfume antes de sair de casa. É quase um ritual mas, na verdade, deve ser aplicado após o banho e antes de se vestir. Com o vapor e a água quente, os poros abrem e, se se borrifar logo de seguida, o perfume vai ser absorvido pela pele. Por outro lado, a humidade na pele após o banho ajuda a bloquear o cheiro. O que é que acontece quando aplica antes de sair de casa? A maior parte do perfume vai para a roupa e não para a pele. 

Borrifar em zonas específicas

Os perfumes abrem-se das notas de cabeça até às de fundo. Assim, se se borrifar em pontos quentes do corpo, vai conseguir retirar todos os benefícios de uma fragrância porque ela será difundida pelo corpo. Esses pontos são: tornozelos, atrás dos joelhos, parte de dentro do antebraço, peito, atrás das orelhas e parte de trás do pescoço. Não precisa obrigatoriamente de aplicar o perfume em todas estas zonas mas escolher três delas de cada vez. Se calhar está a pensar que não lhe apetece gastar perfume nos tornozelos mas, acredite, vai fazer com que o perfume suba pelo corpo ao longo do dia.

Não esfregar os pulsos

Confesse, faz sempre isto. Toda a gente o faz — mas faz mal. Ao esfregar os pulsos após borrifar perfume, vai forçar as notas de cabeça a desaparecerem mais rápido do que o pretendido. E, como tal, o cheiro não dura mais tempo. A ideia é borrifar e deixar atuar sem esfregar. Tal como também não esfrega o peito nem a nuca.

Eau de toilette e eau de parfum são diferentes na concentração de óleos e durabilidade na pele. (Photo by Chaloner Woods/Getty Images)

Aplicar perfume em camadas

Hoje em dia, a maioria dos perfumes vem acompanhado de loções para o corpo, gel de banho, sabonetes e outras fórmulas. E isto não é só para nos levar a comprar mais produtos. Criar camadas de fragrâncias ajuda a manter o cheiro durante todo o dia. Assim, se não tiver um hidratante sem cheiro, vale a pena comprar a loção corporal do seu perfume e aplicar na pele antes de se borrifar.

Pulverizar o ar

Parece um gasto parvo de perfume, é verdade. Mas a ideia é borrifar a fragrância no ar, andar lentamente debaixo dela e deixar que as partículas caiam em cima de si. Isto pode ser útil nos dias em que não quer aplicar perfume, por exemplo ao fim de semana, mas também não quer sair de casa sem nada. Uma “borrifadela” no ar vai distribuir uniformemente em todo o corpo.

Borrifar a escova de cabelo

Para quem não lava o cabelo todos os dias, isto é uma fórmula mágica. Borrife a sua escova e, de seguida, escove o cabelo. Isto vai perfumar levemente os fios sem criar qualquer tipo de danos na fibra capilar.

Guardar os perfumes em locais secos

Isso significa que a casa de banho está proibida. O ideal será guardar em locais frescos e escuros, como uma gaveta, longe de qualquer humidade. Longe, também, do frigorífico. A ideia de que os perfumes duram mais aí dentro não passa de um mito, porque os óleos que se usam nas fragrâncias podem alterar-se quando expostos ao calor ou frio extremos.

Comprar a fórmula certa

Muitas vezes o mesmo perfume vem em várias fórmulas, desde eau de toilette a eau de parfum. A diferença é fulcral e tem a ver com as quantidades e concentração dos óleos. O mais concentrado é o parfum com 15 a 25% de óleos, seguida da eau de parfum, com 8 a 15%. Depois vem a eau de toilette, com 4 a 10% de óleos, a eau de cologne, com 2 a 5% e a eau fraîche, que nunca tem mais de 3% de óleos. Quanto mais concentrada, mais tempo vai durar a fragrância. Se descobriu um perfume de que realmente gosta, vale a pena comprar a sua versão mais concentrada (e mais cara).