O Governo socialista está ainda a negociar com PCP e Bloco de Esquerda como vai ser feita a redução da sobretaxa do IRS, mas deixa uma garantia: todos os contribuintes vão ter uma redução dessa carga fiscal já no próximo ano. PCP e Bloco continuam a defender o que os socialistas dizem não poder dar: a extinção da sobretaxa já em 2016. Pelo que Mário Centeno e a sua equipa estão a estudar uma nova aproximação: uma diminuição escalonada, com redução maior para quem tem menos rendimentos.

Segundo o Diário Económico, que cita fonte do Governo sobre o efeito desta diminuição, todos os contribuintes vão sentir o impacto das alterações em 2016. Uma outra fonte parlamentar haverá acrescenta que haverá “diferenciação entre os escalões do IRS.” Socialistas, PCP e BE, estão à espera de dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para ver qual será a base para chegar a acordo.

As negociações tripartidas começam já esta terça-feira e tanto BE como PS dizem estar com espírito construtivo para tentar chegar a um entendimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR