Uma explosão num viaduto perto da estação de metro de Bayrampasa, em Istambul, casou pelo menos um ferido na tarde de terça-feira. Bayrampasa é um bairro residencial e também com alguma indústria na parte europeia de Istambul. A estação em causa é de superfície.

A explosão deverá ter sido causada por uma bomba artesanal, está a avançar a agência de notícias turca  Dogan.

Embora não tenham sido confirmadas vítimas mortais, a Dogan apresenta duas versões quanto ao número de feridos. Primeiro, o autarca de Bayrampasa, Atilla Aydiner, falou em cinco feridos. Depois, o governador de Istambul, Vasip Şahin, referiu que a explosão causou apenas um ferido ligeiro.

A circulação do metro foi interrompida em Istambul mal se ouviu o estrondo e a energia foi cortada. A explosão, que ocorreu por volta das 17h15 locais (15h15 de Lisboa), terá sido ouvida em vários pontos da cidade turca, segundo vários testemunhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes do autarca de Bayrampasa ter falado havia dúvidas sobre a causa da explosão. Segundo a NTV, a explosão podia ter sido causada por uma bomba, mas a Haberturk TV avançava que a explosão podia ter sido provocada por um transformador.

https://twitter.com/ECentauri/status/671729570404544514

Há menos de dois meses, no dia 10 de outubro, a Turquia foi vítima do maior atentado da sua história moderna, quando a explosão provocada por dois bombistas-suicidas matou 102 pessoas em Ancara, onde decorria uma manifestação pela paz entre o exército turco e os soldados curdos. O ataque tem sido atribuído ao Estado Islâmico mas a sua autoria ainda não foi oficialmente confirmada.