Uma explosão num viaduto perto da estação de metro de Bayrampasa, em Istambul, casou pelo menos um ferido na tarde de terça-feira. Bayrampasa é um bairro residencial e também com alguma indústria na parte europeia de Istambul. A estação em causa é de superfície.

A explosão deverá ter sido causada por uma bomba artesanal, está a avançar a agência de notícias turca  Dogan.

Embora não tenham sido confirmadas vítimas mortais, a Dogan apresenta duas versões quanto ao número de feridos. Primeiro, o autarca de Bayrampasa, Atilla Aydiner, falou em cinco feridos. Depois, o governador de Istambul, Vasip Şahin, referiu que a explosão causou apenas um ferido ligeiro.

A circulação do metro foi interrompida em Istambul mal se ouviu o estrondo e a energia foi cortada. A explosão, que ocorreu por volta das 17h15 locais (15h15 de Lisboa), terá sido ouvida em vários pontos da cidade turca, segundo vários testemunhos.

Antes do autarca de Bayrampasa ter falado havia dúvidas sobre a causa da explosão. Segundo a NTV, a explosão podia ter sido causada por uma bomba, mas a Haberturk TV avançava que a explosão podia ter sido provocada por um transformador.

https://twitter.com/ECentauri/status/671729570404544514

Há menos de dois meses, no dia 10 de outubro, a Turquia foi vítima do maior atentado da sua história moderna, quando a explosão provocada por dois bombistas-suicidas matou 102 pessoas em Ancara, onde decorria uma manifestação pela paz entre o exército turco e os soldados curdos. O ataque tem sido atribuído ao Estado Islâmico mas a sua autoria ainda não foi oficialmente confirmada.