Após uma viagem de Uber somos convidados a classificar a prestação do motorista: uma estrela indica um mau serviço e cinco estrelas um serviço excelente. Mas o privilégio de dar uma nota não é apenas de quem é conduzido. A aplicação também solicita ao condutor que avalie como se comportou o passageiro (ou passageiros).
O que significa que mesmo que apenas tenha realizado uma viagem, já foi avaliado. Se não causou boa impressão, a classificação pode ser baixa. E quanto menos estrelas lhe forem atribuídas, mais difícil é solicitar um condutor, ou no limite, pode mesmo ser “expulso” do sistema.
Sabe o que fazer para ganhar estrelas e nunca ficar sem motorista? O site Business Insider falou com os motoristas e compilou dez coisas dicas que deve seguir para obter uma pontuação 5 estrelas.
- Não seja “treinador de bancada”. Dê indicações claras e objetivas sobre o destino, mas não passe a viagem a sugerir alterações ao percurso. Dizer que caminho prefere é aceitável, mas dar indicações a cada 100 metros, não é. E não peça ao motorista para violar regras de trânsito, como não parar nos sinais vermelhos ou percorrer as faixas BUS.
- Não deixe o motorista à espera. Quando chama o veículo, a aplicação fornece indicações bastante precisas de quanto minutos vai esperar. Esteja realmente pronto para entrar no carro quando este chegar ao local definido.
- Não deixe lixo no carro e não vomite. Se tem o hábito de pedir um Uber depois de uma saída à noite em que bebeu demais, evite entrar no carro se estiver mal-disposto. Se vomitar dento do carro ser-lhe-á cobrada uma taxa extra para a limpeza dos estofos e não espere receber uma estrela pelo seu comportamento.
- Seja educado em todos os momentos, em especial, nos pequenos gestos. Não bata com as portas do carro, não transporte comida com odor forte, evite abusar do perfume e não peça para fumar.
- Se quer ser bem avaliado, dê uma boa avaliação. Parece óbvio, mas muitos passageiros esquecem-se de “tratar o condutor como gostariam de ser tratados”.
- Dê gorjeta. Ao contrário do que acontece num táxi, em que pagamos em dinheiro e somos mais tentados a arredondar a conta, no serviço Uber a aplicação cobra o valor exato do trajeto. Não é obrigado a isso, mas se gostou do serviço pode dar gorjeta ao motorista.
- Respeite as dimensões do veículo. Se o carro tem apenas 5 lugares, não junte um grupo de 6 pessoas. O princípio também é válido para as malas ou outra bagagem.
- Confirme a localização do ponto de recolha. Existem muitas ruas com nomes semelhantes e o assistente de escrita do GPS da aplicação pode induzi-lo em erro. Depois de solicitar o veículo, volte a entrar na aplicação para confirmar que o trajeto e o local estão corretos.
- Não peça mordomias. Os condutores da Uber tentam proporcionar uma experiência de viagem o mais confortável possível e muitos disponibilizam água ou lenços de papel, por exemplo. Para além do essencial para realizar uma viagem agradável, evite fazer pedidos extravagantes.
- Seja educado e cortês. Não entre no carro sem cumprimentar o condutor e exprima-se com bons modos e cortesia.