Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A Igreja de Santa Bárbara foi construída em 1912 na cidade de Llanera, no norte de Espanha. O edifício, desenhado pelo arquiteto asturiano Manuel del Busto, funcionava como parte de um complexo onde viviam os trabalhadores da fábrica de explosivos Santa Bárbara. Com o fim da Guerra Civil espanhola em 1939, a empresa fechou portas e as suas instalações foram abandonadas.

Segundo conta o jornal ABC, a igreja foi comprada há uns anos por um grupo chamado “Church Brigade” para que trabalhassem no projeto dos seus sonhos: montar uma pista de skate indoor que servisse de local de peregrinação para os praticantes do desporto.

A ideia ganhou força quando o artista espanhol Okuda San Miguel conheceu o projeto a partir das redes sociais e propôs ao grupo preencher as paredes e o teto da igreja com a sua obra. “Desde que vi o espaço, apaixonei-me por ele. Não conseguia tirar da cabeça a ideia de voltar ali para pintá-la”, afirmou à publicação.

O resultado veio depois de sete sessões de trabalho intensivo. Rebatizada como “Kaos Temple”, a “nova igreja” foi inaugurada este mês e ganhou a estética da sua obra principal, Kaos Star, com formas geométricas e cores a desconstruir o lugar, como se tratasse de uma grande projeto de arte contemporâneo. A atração foi financiada através da plataforma de crowdfunding Verkami e contou com o apoio da marca Red Bull.

Veja na fotogaleria acima o resultado da transformação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR