A Comissão Europeia aprovou o desembolso de 12,7 mil milhões de euros para projetos no âmbito Mecanismo Interligar a Europa (MEI), dos quais 195 milhões de euros serão afetos a 11 projetos em Portugal.

No total, Bruxelas disponibiliza 12,7 mil milhões de euros de cofinanciamento para 263 projetos de infraestruturas de transportes para 2014-2020, sendo que um montante de 11,3 mil milhões está reservado para os Estados-membros da União Europeia (UE) elegíveis para o Fundo de Coesão, como Portugal.

Os projetos selecionados foram anunciados em junho, tendo sido hoje assinadas as convenções de subvenção.

Em Portugal, segundo anunciou em junho o Governo, o cofinanciamento de 195 milhões de euros destina-se a projetos como o da via navegável do Douro, o financiamento da plataforma logística de Leixões, da plataforma multimodal do Porto de Lisboa e corredores ferroviários Sines – Caia e Leixões/Aveiro/Coimbra — Vilar Formoso.

A promoção do uso de Gás Natural Liquefeito como combustível para os navios que escalam os portos portugueses é outro projeto eleito para financiamento.

Os projetos do MEI têm como objetivo tornar a mobilidade na UE mais rápida, mais segura e menos poluente e a decisão de financiamento proposta foi formalmente adotada pelo Comité do Mecanismo Interligar a Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR