O colégio da Comissão Europeia vai reunir-se extraordinariamente esta sexta-feira para tomar uma decisão final sobre o esboço do plano de Orçamento do Estado para 2016 apresentado pelo Governo português, anunciou, esta quinta-feira, o porta-voz do executivo comunitário.

“Reunião extraordinária da Comissão Europeia esta sexta-feira, 5 de fevereiro, às 14h00 (13h00 de Lisboa), para uma opinião sobre o esboço do plano orçamental de Portugal”, escreveu Margaritis Schinas na sua conta na rede social twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Habitualmente, o colégio de comissários reúne-se uma vez por semana. O 11.º ponto da agenda do encontro desta semana, que ocorreu na terça-feira, teve como assunto o esboço do plano orçamental português. Agora, a marcação extraordinária de um novo encontro do colégio de comissários da UE vem confirmar, ao contrário das notícias que foram saindo ontem, que ainda está por fazer uma discussão política deste esboço de OE para decidir se Bruxelas aceita o plano apresentado pelo Governo português ou se pede novas medidas.

Já ontem à tarde, depois de algumas notícias divulgadas pela imprensa, terem dado como encerradas as negociações entre Portugal e Bruxelas, o comissário europeu dos Assuntos Económico, Pierre Moscovici, veio, através do Twitter, corrigir a informação, dizendo que as negociações ainda estavam a decorrer.

Esta quinta-feira o Governo aprova a proposta de Orçamento do Estado para 2016 em Conselho de Ministros e amanhã deverá entregar o documento na Assembleia da República.