A ideia de que os pais exercem uma espécie de influência amorosa sobre os filhos não é nova, já Freud a defendia. O conceito do Complexo de Édipo, criado pelo pai da Psicanálise, designa precisamente o conjunto de desejos que o menino enquanto criança experimenta em relação à mãe, ocorrendo o mesmo fenómeno psíquico nas meninas em relação ao pai, com o nome de Complexo de Electra.

Mas agora há mais desenvolvimentos neste velho tema. Segundo uma pesquisa feita pelo professor de psicologia David Perrett e que consta no livro In Your Face: The New Science of Human Attraction, a cor dos olhos dos parceiros costuma ser a mesma dos do progenitor do sexo oposto.

“Se a mãe de uma mulher tiver olhos azuis e o pai olhos castanhos, a probabilidade dessa mulher ter um parceiro de olhos castanhos é maior, à semelhança do pai. Se por outro lado a mãe de um homem tiver olhos azuis e o pai olhos castanhos, a probabilidade desse homem ter uma parceira de olhos azuis é maior, tal como a mãe.”

Mas as parecenças físicas entre pais e parceiros não se ficam por aqui. A Time destaca outros excertos do livro que garantem que os homens têm maior tendência a namorar mulheres que tenham a mesma cor de cabelo da mãe.

Apesar de as mulheres também se sentirem atraídas por homens que se pareçam com os pais – escolhem parceiros com formatos de cara idênticos, por exemplo –, tal fenómeno só se verifica no caso de terem tido uma boa relação com o progenitor em criança. E por boa relação leia-se laços emocionais fortes entre pais e filhas. “A qualidade do contacto é mais importante do que a quantidade, uma vez que não pareceu ser determinante que o pai viva longe de casa ou que fique afastado por longos períodos de tempo”, concluiu David Perrett na sua pesquisa.

Na investigação realizada pelo professor de psicologia foi ainda feito um teste em que as pessoas estudadas tinham de olhar para várias fotografias e indicar quem era casado com quem, só através da observação das parecenças entre a noiva e a mãe do noivo e entre o noivo e o pai da noiva. Freud gostaria de saber que a maioria foi bem-sucedida e acertou nas relações apenas a partir da aparência física dos sogros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR