Se um dos requisitos para concorrer à Casa Branca fosse a capacidade de escrever sem erros ortográficos, o magnata nova-iorquino Donald Trump teria sérias dificuldades em chegar a Washington D.C..

É pelo menos isso que se pode concluir na mais recente série de entradas no Twitter do candidato nas primárias do Partido Republicano. Como seria de esperar, Donald Trump deu continuidade à troca de acusações e insultos do debate dos candidatos republicanos de quinta-feira à noite. Só que deu alguns erros.

Começou com o insulto “choker”, um termo da gíria desportiva, usado para designar alguém que falha num momento crucial. Alguém que falha um golo com a baliza aberta na final do Mundial, um quarterback que falha um passe indispensável no Super Bowl. “O problema é que ele é um choker, e uma vez choker, para sempre um chocker“, escreveu, acrescentando um “c” a mais à palavra que, paradoxalmente, escreveu de forma correta outras duas vezes no mesmo post.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/703199361514123264

E escreveu “chocker” ainda outras duas vezes, juntando-lhe ainda outro erro ortográfico na palavra “lightweight” (peso leve), que escreveu com um “e” a mais. Na impossibilidade de traduzir erros ortográficos fidedignamente, em português o erro de Trump pode equivaler a escrever “pezo leve”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/703232084463095808

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/703223661658963968

Por fim, fez referência às sondagens pós-debate, onde terá sido dado como vencedor na quinta-feira à noite — a maioria dos analistas discorda, apontando Marco Rubio como o mais forte. “Uau, todas as sondagens dizem que eu ganhei o debate de ontem à noite”, escreveu. Até aqui tudo bem. Mas depois acrescentou “great honer”, como quem quis escrever “grande honra”, mas acabou por dizer algo como “grande honrra”.

A ortografia de “honra” em inglês varia, é sabido. Em inglês britânico, escreve-se “honour”. Em inglês dos EUA, cai o “u” e fica “honor”. Em inglês de Trump, é “honer”.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/703215115093430272