A Câmara Municipal de Lisboa ia debater e aprovar esta quarta-feira o projeto de requalificação da Segunda Circular, mas a discussão foi adiada. Uma fonte da autarquia disse ao Observador que ainda é preciso analisar mais alguns pareceres antes de a obra poder avançar.

O projeto que ia a uma reunião privada esta quarta-feira surge com algumas alterações face às intenções iniciais da câmara. Entre outras coisas, o orçamento dos trabalhos passou de 10 para 13 milhões de euros. A proposta da maioria PS, que visa aumentar a segurança rodoviária, a fluidez do trânsito e a qualidade ambiental, já foi apreciada pelo executivo em dezembro passado, mas a oposição pediu o seu adiamento de forma a ouvir a população.

“Na sequência deste processo participativo […] e à luz dos contributos recolhidos, foi alterado o projeto, tendo sido introduzidas melhorias”, vinca o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, no documento. Entre as principais alterações está a substituição de árvores da espécie lódão por freixos, o alargamento do separador central para a extensão mínima possível em cada zona, a aplicação de um sistema de retenção de veículos, a introdução de guardas de segurança e a criação de zonas de transição nos acessos da A1 (Autoestrada do Norte) e IC19 (Itinerário Complementar) à Segunda Circular.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR