797kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ator de “Prison Break" foi ridicularizado. A resposta vai colá-lo ao ecrã

Este artigo tem mais de 5 anos

Wentworth Miller foi alvo de gozo pelos seus quilos a mais. O ator abriu o jogo, respondeu com o coração e fez um relato emotivo de como tem lutado contra a depressão e contra pensamentos suicidas.

O ator protagonizou a série Prison Break entre 2005 e 2009.
i

O ator protagonizou a série Prison Break entre 2005 e 2009.

Kiyoshi Ota/Getty Images

O ator protagonizou a série Prison Break entre 2005 e 2009.

Kiyoshi Ota/Getty Images

A probabilidade de uma celebridade ser ridicularizada nas redes sociais é bastante alta, sobretudo quando há grandes transformações físicas. Wentworth Miller, um dos protagonistas de série Prison Break, não escapou a essa realidade e foi alvo de gozo pelos quilos a mais.

Um só meme — que compara o corpo musculado dos tempos da série com uma imagem em que o ator está visivelmente em baixo de forma — foi motivo suficiente para que Miller abrisse o jogo e respondesse com o coração.

Today I found myself the subject of an Internet meme. Not for the first time. This one, however, stands out from the...

Publicado por Wentworth Miller em Segunda-feira, 28 de Março de 2016

Aos 43 anos, a estrela britânica publicou na sua página de Facebook um testemunho emotivo e contou como tem lutado contra a depressão que o assola faz anos. “Hoje descobri ser alvo de um meme na Internet. Não é o primeiro. No entanto, este destaca-se dos demais”, começa por escrever, revelando que em 2010, quando pôs a representação de lado, tinha pensamentos suicidas.

Este é um assunto sobre o qual já escrevi, falei e partilhei. Mas à data eu sofri em silêncio. Tal como tantos sofrem”, admite o ator.

O próprio — que assumiu publicamente em 2013 que é homossexual — confessa que, uma vez envergonhado e em sofrimento, começou a enveredar por um caminho de autodestruição. Mas esta não seria a primeira vez, dado que Miller lida com a depressão desde a infância. “É uma batalha que me roubou tempo, oportunidades, relações e milhares de noites sem dormir.”

3 fotos

E é precisamente a partir deste momento na sua vida adulta que o ator escolhe a comida como forma de conforto e distração. “Em vez de comida, poderia ter sido drogas, álcool ou sexo. Mas comer tornou-se na coisa pela qual eu ansiava.” Às vezes, o ponto alto da sua semana era uma refeição preferida e um novo episódio do programa de televisão Top Chef. “Às vezes isso era o suficiente. Tinha de ser. E ganhei peso. Grande coisa.”

Só mais tarde no testemunho — o texto ainda tem alguma dimensão — é que o protagonista de Prison Break esclarece que, um dia, foi fotografado em Los Angeles quando fazia uma caminhada com um amigo. Um paparazzi deparou-se com o ator, e com os seus quilos a mais, e aproveitou a oportunidade. “Fotografaram-me e as fotos foram publicadas ao lado de imagens minhas de outros períodos da minha carreira”, recorda, fazendo referência a legendas infelizes.

Em 2010 eu estava a lutar pela minha saúde mental. Era a última coisa de que precisava. Resumindo, sobrevivi. Bem como estas imagens. Ainda bem. Agora, quando vejo esta imagem minha com a T-shirt vermelha, um sorriso raro no meu rosto, recordo-me da minha luta.”

O texto escrito num tom emocionado foi publicado esta terça-feira, dia 29 de março, e já acumulou mais de 350 mil gostos e 100 mil partilhas. Do outro lado da barricada, o site The LAD Bible, autor do meme em questão, já veio pedir desculpas publicamente, também na sua página de Facebook:

Wentworth Miller,
Publicámos duas imagens tuas ontem à noite na nossa página de Facebook, mas queremos dizer que agimos muito, muito mal. A saúde mental não deve ser alvo de brincadeiras ou de risotas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos