Rádio Observador

Caso Lava Jato

“Paulistinha”. Lava Jato identifica conta para pagamento de “luvas” em Portugal

1.133

A operação Lava Jato identificou seis pagamentos na conta Paulistinha, no valor de 750 mil euros, referentes à Barragem do Baixo Sabor, uma das obras que estará a ser investigada na Operação Marquês.

IVO PIRES/LUSA

As investigações da operação Lava Jato identificaram uma conta que terá sido utilizada para pagar subornos em Portugal. Os seis débitos, no valor de 750 mil euros, estarão relacionados com a barragem do Baixo Sabor, em Trás-os-Montes, uma das que integrou o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroelétrico, segundo o jornal O Globo. O programa em questão, lembra o jornal, foi aprovado pelo governo de José Sócrates, em 2007.

Da conta “Paulistinha” — como foi apelidada — saíram seis débitos entre 25 de março e 9 de abril de 2015 para Portugal. O nome da barragem do Baixo Sabor surge nos documentos apreendidos junto da construtora. De acordo com o jornal, era Maria Lúcia Tavares, que trabalhava no departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht, quem centralizava este tipo de “luvas” e é na sua listagem de pagamentos que surge a ligação à hidroelétrica portuguesa.

Não é a primeira vez que o nome da Odebrecht surge ligado a Portugal. Já no âmbito da Operação Marquês — que investiga o ex-primeiro-ministro José Sócrates — a construtora esteve no radar da equipa liderada pelo procurador Rosário Teixeira. Em causa estava a adjudicação de várias obras, incluindo a da barragem do Baixo Sabor, noticiou na altura o jornal i.

A Odebrecht Portugal integrou o consórcio que venceu a construção da barragem do Baixo Sabor, avaliada em cerca de 250 milhões de euros, e estava associada ao grupo Lena, cujo conselho de administração integrava Carlos Santos Silva, também arguido na Operação Marquês. O acordo para a construção da barragem foi assinado em 2008, por José Sócrates e Manuel Pinho, então ministro da Economia.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: apimentel@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)