Rádio Observador

Crédito à Habitação

Crédito à habitação dispara 29% em março – melhor mês desde 2011

491 milhões de euros em novo crédito à habitação no mês de março. Nunca nos últimos cinco anos houve um mês em que os bancos emprestaram mais às famílias.

TIAGO PETINGA/LUSA

Os bancos a operar em Portugal emprestaram quase 500 milhões de euros às famílias, só no mês de março, para a compra de casa. Dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal dão conta de uma subida de 29% face ao mês anterior e de 75% face a março de 2015. Também a concessão de crédito às empresas voltou a aumentar, depois de ter abrandado no início do ano.

Desde maio de 2011 que não havia um mês com um montante tão elevado em novas operações de crédito à habitação. Segundo o Banco de Portugal, 491 milhões de euros foram emprestados pelos bancos às famílias para esta finalidade, o que não impediu, porém, mais uma diminuição do stock total de crédito à habitação no país (devido aos empréstimos que estão a chegar ao fim) para quase 98 mil milhões de euros.

creditohabitacao

O ritmo mensal de concessão de crédito continua muito longe dos máximos atingidos em meados da década passada, mas também já se afastou do ponto mais baixo nesta rubrica — chegou a haver 132 milhões de euros em novo crédito à habitação no início de 2013.

A partir de maio de 2011, o ritmo mensal desceu para menos de 500 milhões e, desde então, ainda não voltou a esse patamar.

A concessão de crédito à habitação subiu em março pelo segundo mês consecutivo, depois de ter abrandado um pouco no início do ano.

2222222

Incluindo o crédito para habitação mas também outras rubricas de crédito a particulares, como o crédito para consumo, o total superou os mil milhões de euros.

No crédito às empresas, mais volátil, voltou a haver um aumento depois do abrandamento registado nos primeiros dois meses do ano. As empresas receberam 2.711 milhões de euros em novas operações de crédito. Nos primeiros três meses do ano, de forma acumulada, mais de sete mil milhões de euros foram emprestados às empresas portuguesas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)