O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, inicia esta quinta-feira com uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, uma visita de dois dias a Portugal, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na agenda do encontro de trabalho com Augusto Santos Silva estarão, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, temas como a participação de Portugal em Operações de Paz das Nações Unidas, a situação na Guiné-Bissau, os oceanos, a Cimeira Mundial Humanitária e as migrações.

No primeiro dia da visita, Ban Ki-moon tem também previstas reuniões com o primeiro-ministro, António Costa, ao jantar e, antes, com o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, com quem participará num encontro com um grupo de estudantes sírios acolhidos em Portugal ao abrigo do programa de bolsas de estudo de emergência criado pelo ex-chefe de Estado.

Na sexta-feira, o secretário-geral da ONU vai reunir-se com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e com Marcelo Rebelo de Sousa, que irá condecorar Ban Ki-moon.

A candidatura do antigo primeiro-ministro António Guterres a secretário-geral da ONU, cargo que Ban Ki-moon vai deixar no final deste ano, vai também ser assunto na visita de dois dias.

Marcelo Rebelo de Sousa disse na quarta-feira que o reconhecimento por Ban Ki-moon do trabalho “notável” de António Guterres enquanto Alto-comissário para os Refugiados seria um “empurrão” à candidatura do antigo primeiro-ministro português.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR