Escolher o vestido e os sapatos para os três — ou quatro ou cinco — casamentos do ano, é apenas metade do problema. Porque, ou se conhece muito bem os noivos, ou não se sabe a que regras de etiqueta casamenteira atender. Casamentos de manhã pedem vestidos coloridos e curtos enquanto casamentos à noite já obrigam a cores escuras, vestidos compridos e brilhos. Mas além do eterno drama que envolve fugir das lojas óbvias sob risco de se chegar à cerimónia e ter um vestido igual ao da prima do noivo — provavelmente uma das situações sociais mais constrangedoras — toda a dinâmica de ir a um casamento pode ser um pesadelo para muitas mulheres.

Chapéus sim ou isso só é moda no Reino Unido? Saltos rasos: sim ou só para a hora da troca dos sapatos? Lenços e écharpe são obrigatórios ou pode-se levar um casaco? Batom vermelho? Olhos pretos? Cabelos soltos? Rabos-de-cavalo são demasiado informais? E tranças? Demasiado cliché?

No meio de tantas regras de etiqueta, vamos tirar-lhe um peso de cima dos ombros. Na fotogaleria, em cima, sugerimos 20 penteados perfeitos e seguros para qualquer casamento, usados e aprovados pelas estrelas no tapete vermelho. Assim, só terá de se preocupar em encontrar um vestido e rezar para que mais nenhuma convidada tenha o mesmo gosto em termos de indumentária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR