A qualificação da Islândia para o Europeu já era um facto inédito. E até aos 49 minutos do segundo tempo, no jogo realizado esta quarta-feira, no Stade de France, contra a Áustria, apurar-se para os oitavos de final era um sonho próximo mas ainda difícil. Tudo mudou quando Arnor Traustason aproveitou um contra-ataque para garantir a primeira vitória da história para a equipa no Europeu, por 2-1, o que lhe rendeu a passagem para a próxima etapa da competição.

Festa no campo com os jogadores e festa no estádio e em França, onde se estima que de 6 a 8% de toda a população do país se encontra para acompanhar a equipa. Mas a maior comemoração veio mesmo da televisão da Islândia, quando o relator não consegue controlar a emoção durante a comemoração do golo decisivo. O vídeo está a tornar-se viral nas redes sociais:

https://twitter.com/telefootball/status/745700072596320256

Com a vitória, a Islândia avança como segunda colocada do Grupo F, com cinco pontos, e vai enfrentar a Inglaterra nos oitavos de final, na próxima segunda-feira, em Nice.

Atualização: texto corrigido a 23/06, às 7h31, com informações sobre a percentagem de islandeses em França durante o Europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR