A EDP Renováveis inaugurou esta sexta-feira um novo parque eólico em França, com uma capacidade instalada de 12 Megawatts (WT) e que permitirá fornecer eletricidade limpa num volume equivalente ao consumo de cerca de 24.000 lares, divulgou a empresa.

De acordo com um comunicado entretanto divulgado, a inauguração deste parque, situado no município de Francourville, no departamento francês de Eure e Loir, antecede o início de funcionamento do parque eólico de Dammarie, a cerca de dez quilómetros de Francourville, “nas próximas semanas”.

Nos passados dias 27 de maio e 17 de junho, foram inaugurados também os parques de Bouchy-Saint-Genest e Escardes (no departamento de Marne, na nova região de Alsácia-Champagne-Ardenas-Lorena) e de Montagne-Fayel e Molliens-Dreuil (no departamento de Somme, Picardia), ambos com uma capacidade instalada de 12 MW, acrescenta o comunicado da empresa.

Escardes e Bouchy-Saint-Genest, inaugurado a 27 de maio, é o primeiro parque da EDP Renováveis França a beneficiar de financiamento coletivo através da plataforma ‘on-line’ Lendosphère (www.lendosphere.com), ou seja, “o financiamento de uma parte da construção do parque eólico foi aberto aos cidadãos com um sistema de empréstimos bonificados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os habitantes das oito comunidades dos municípios limítrofes ao parque eólico beneficiam, por sua vez, de uma taxa de juro um pouco superior, refere a empresa, considerando que “esta operação terminou com enorme sucesso e servirá de modelo para futuros desenvolvimentos”

A França tem de instalar um total de, aproximadamente, 23.000 MW de energia eólica em terra até 2023. Em março de 2016, a EDPR tinha 364 MW no território francês.