Esta terça-feira, a Internet ficou inundada de notícias e artigos sobre Justin Bieber. A razão? O cantor canadiano de 22 anos desativou a sua conta no Instagram e deixou os internautas em alvoroço, principalmente os fãs que opinaram sobre a decisão nas redes sociais — no Twitter, a hashtag #JustinDeactivatedParty entrou no top das mais faladas e comentadas. Depois de várias controvérsias, como a condução sob efeito de álcool e a agressividade, o artista volta a ser motivo de falatório.

Tudo começou quando, nos últimos dias, Justin Bieber colocou no Instagram várias fotografias com a mais recente conquista amorosa, Sofia Richie (filha do cantor Lionel Richie). Os beliebers, que parecem ainda não ter esquecido o relacionamento mais duradouro e mediático com a ex-namorada, Selena Gomez, fizeram alguns “comentários maldosos” — na opinião de Bieber — a essas fotos. O cantor alertou para o facto e avisou que caso não parassem com os comentários, iria tornar a sua conta de Instagram privada.

“Eu vou tornar o meu Instagram privado, caso vocês não parem com o ódio, porque isto está fora de controlo. Se fossem realmente meus fãs não seriam maus para as pessoas de que eu gosto”, escreveu.

justinbieberpost

Dos últimos posts de Justin Bieber no Instagram

Se a ideia era acalmar os ânimos, não resultou. Selena Gomez comentou o post, os fãs voltaram a inundar a conta de Instagram do cantor e até outra das suas ex-conquistas amorosas, Hailey Baldwin, teve uma ou duas coisas a dizer sobre o assunto. O resultado final foi este: Bieber tomou a decisão de eliminar a conta pessoal do Instagram. Até este momento, os fãs não encontram mais nada do que “esta conta não está disponível”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cerca de 77 millhões de seguidores — o número que Bieber arrecadava na conta do Instagram — voltaram-se para outras plataformas como o Twitter. A hashtag #JustinDeactivatedParty tornou-se das mais faladas e comentadas, outras como #RIPBieber também não deram descanso aos internautas.

Tiago Froufe gere a presença online de muitas figuras públicas em Portugal, através da agência Luvin, como Cristina Ferreira, Cláudia Vieira e João Manzarra. Ao Observador, o consultor de social media acredita que todos os profissionais de marketing estarão empolgados para conhecer o desfecho da situação de Justin Bieber. “Imaturidade e pressão do momento é o que salta numa primeira análise ou então um grande golpe de marketing”, afirma.

Numa era digital, onde a interação dos artistas com os fãs se faz cada vez mais na Internet, Tiago Froufe defende que as figuras públicas “devem tirar o máximo do alcance que têm através das redes sociais”. No entanto, nem tudo é passível de ser utilizado. A utilização de “um tom agressivo nos comentários” não é a técnica mais adequada para quem quer criar ligação com o público. “Não acredito que os consultores que o acompanham o tenham aconselhado a atuar desta forma”, refere.

Nem todo o falatório é boa publicidade, uma vez que a “bola de neve” dos acontecimentos vai crescendo a cada tweet, partilha e notícia.

“A facilidade com que estes temas escalam é gigante; ou damos a volta por cima de uma forma inteligente ou, se quebramos na pressão, e reagimos de forma inapropriada, damos origem de imediato a respostas dos haters e notícias em vários meios que só vão alimentar o tema”, explica Tiago Froufe.

O consultor de social media nunca aconselharia um cliente a desativar uma conta numa rede social, se a razão fosse a apresentada por Bieber. “Seria apenas perante uma medida extrema”, diz. Ao Observador, refere que o cantor era o sexto instagrammer mais popular — “numa plataforma com mais de 500 milhões de contas e mais de 300 milhões ativos diariamente, se a conta não for recuperada, o que honestamente acredito que venha a ser feito, perde um excelente meio de comunicar e promover o seu trabalho junto dos fãs de todo o mundo”.

instagrambieber

A conta de Instagram desativada de Justin Bieber

A solução para Justin Bieber é muito simples e daria menos problemas ao cantor: “Ter alguma moderação no que é publicado da vida privada”, defende Tiago Froufe. E acrescenta o mesmo conselho que Selena Gomez deu a Bieber perante as fotos com Sofia Richie — “devia ser especial apenas entre vocês os dois” (it should be special between you two only).

Bieber não é o primeiro a deixar as redes sociais

A lista de artistas que apagou as suas contas nas redes sociais é longa e a razão apontada é quase sempre a mesma: a pressão de lidar com os comentários mal-intencionados ou os insultos dos seguidores. A maioria são exemplos internacionais, mas o botão off das contas nunca chega a ser de vez. Muitos regressam após alguns horas, dias ou anos — Demi Lovato apagou o Twitter e 24 horas depois, estava ativa novamente; Adele fez um intervalo das redes sociais enquanto estava grávida e Lilly Allen afirmou que “o ódio estava mais acessível do que nunca”, quando anunciou a sua “desistência” de todas as plataformas.

https://twitter.com/ddlovato/status/160906616789676032?ref_src=twsrc%5Etfw

No entanto, nenhuma rutura com a Internet resultou tão bem como com os Radiohead, ainda este ano. A banda desativou as contas em todas as redes sociais e até o website oficial ficou totalmente em branco. Dias depois do sucedido, os Radiohead lançaram o álbum A Moon Shaped Pool, naquilo que foi considerado uma manobra de marketing e diversão para captar a atenção dos fãs. “Foi um grande golpe de marketing que gerou grandes resultados, não parece que o seja desta vez com o Justin Bieber”, conclui Tiago Froufe.

O cantor vai dar um concerto em Portugal, no MEO Arena, a 25 de novembro deste ano.