Marcelo Rebelo de Sousa está “preocupado e chocado” com a situação de Ruben, o jovem de 15 anos, de Ponte de Sor, que terá sido agredido pelos dois filhos gémeos do embaixador do Iraque em Portugal.

O Presidente da República espera que o jovem Ruben “possa recuperar dos seus graves ferimentos”. O Observador tomou conhecimento que Marcelo, que se encontra de férias no Algarve, contactou o Hospital de Santa Maria através da sua Casa Civil para se inteirar do estado de saúde do adolescente.

Ruben, de 15 anos, sofreu múltiplas fraturas ao ser agredido na madrugada da passada quarta-feira, 17 de agosto, na sequência de uma rixa que terá envolvido os dois rapazes de 17 anos. Um deles estudava na escola G Air Training Centre, sediada no aeródromo de Ponte de Sor, que já “deu início ao processo de expulsão” do aluno.

Os pretensos agressores têm imunidade diplomática. O Ministério dos Negócios Estrangeiros já fez saber que “eventuais diligências diplomáticas poderão ser consideradas, de acordo com o Direito Internacional, se tal vier a revelar-se necessário no decurso do processo”.