Mantendo-se fiel às suas raízes, e aos princípios que sempre nortearam Colin Chapman, o seu fundador há 68 anos atrás, a Lotus volta a demonstrar que consegue fazer mais com ainda menos.

O Evora 400, aquele que já era o modelo do seu segmento que menos peso acusava na balança, pode, a partir de agora, ficar ainda mais leve, graças a um novo lote de acessórios, que vão desde um conjunto de elementos em carbono a uma bateria de iões de lítio, passando por um escape desportivo em titânio.

Todos estes elementos podem ser instalados a posteriori, ou seja, são passíveis de montar também nas unidades do desportivo britânico já em circulação. O chamado Pacote Carbono é composto por vários elementos concebidos, como o nome indica, em fibra de carbono: splitter dianteiro, painel do tejadilho, secção central da asa traseira, painel de acesso ao compartimento frontal e caixas dos espelhos retrovisores exteriores. Fabricados artesanalmente, estes componentes garantem uma redução do peso de 5 kg, além de garantirem uma aparência mais atraente, graças ao seu acabamento brilhante. Mas o melhor é conhecer todas estas peças em fibra de carbono ao pormenor:

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Por seu turno, a troca da bateria original por uma de iões de lítio garante a perda de 10 kg. Os mesmos 10 kg em que o Evora é aligeirado, caso passe a dispor do novo sistema de escape desportivo em titânio.

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Estas novas opções juntam-se a outras já disponíveis para optimizar a relação peso/potência do Evora 400, nomeadamente a supressão do ar condicionado ou dos lugares traseiros.

Contas feitas, e tudo junto, a “dieta” pode ir até aos 42 kg, para um total de 1.353 kg na balança, o que deixa antever prestações explosivas e um comportamento de excepção, quando se sabe que o motor 3.5-V6 sobrealimentado que anima o modelo oferece nada menos do que 400 cv.

Propostas em todos os mercados onde o Evora 400 é comercializado, estas novas opções estão já disponíveis para comercialização. Na Alemanha, o Pacote Carbono custa 9.000€, o escape desportivo em titânio 7.000€ e a bateria de iões de lítio 1.890€. Já a supressão do ar condicionado e dos lugares traseiros pode ser solicitada sem qualquer custo para o cliente. Entretanto, dê uma espreitadela a este vídeo para ver do que o Evora 400 é capaz.

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